Créditos: AMD

AMD lançará correção de BIOS para problema de clock boost dos Ryzen 3000

Fabricantes parceiras de placa-mãe irão anunciar novos detalhes sobre update dentro de uma semana

Porta-vozes da fabricante de hardware AMD anunciaram que a empresa irá lançar uma atualização de BIOS corrigindo os problemas no boost clock dos processadores da série Ryzen 3000. O popular overclocker der8auer foi um dos primeiros a fazer um teste mais profundo sobre o problema, mostrando que as frequências turbo dessas CPUs ficavam levemente abaixo do anunciado.

"A AMD está satisfeita com o forte momento dos processadores AMD Ryzen de 3ª geração nas comunidades de entusiastas e jogadores de PC. Nós monitoramos de maneira próxima o feedback da comunidade para nossos produtos e entendemos que alguns usuários de AMD Ryzen de 3ª geração estão reportando velocidades de boost clock abaixo da frequência boost esperada do processador".
Comunicado oficial da AMD

Para resolver isso, a AMD irá trabalhar junto das fabricantes de placas-mãe para preparar uma nova atualização de BIOS para esses modelos. Ainda não foi revelado se o update será exclusivo dos modelos baseados em chipset X570 ou se ele também vai incluir as placas-mãe anteriores com suporte ao socket AM4, que incluem as séries 300 e 400. Representantes da fabricante prometeram dar mais informações sobre o assunto no dia 10 de setembro.

"Enquanto a frequência boost do processador é dependente de muitas variáreis, incluindo a carga de trabalho, o design do sistema e a solução de resfriamento, nós revisamos de perto o feedback dos nossos clientes e identificamos um problema no nosso firmware que reduz a frequência boost em algumas situações".
Comunicado oficial da AMD 

De acordo com o site WCCF Tech, foi verificado que o problema encontrado pelos usuários nos processadores envolvia a BIOS. Um processador como o Ryzen 9 3900X, por exemplo, consegue manter frequência de 4.3GHz através de seus 12 núcleos e 24 threads. O número por si só é impressionante quando consideramos o seu clock base de 3.8GHz, mas ainda está abaixo dos 4.6GHz anunciados na caixa.

"Nós estamos no processo de preparar um update de BIOS para nossas parceiras de placas-mãe que resolve esse problema e inclui otimizações adicionais de performance boost. Nós vamos fornecer uma atualização no dia 10 de setembro para a comunidade em relação à disponibilidade da BIOS".
Comunicado oficial da AMD

Via: WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?