Créditos: Asus

Vazamento revela CPU Intel Core-X i9-10000 com suporte para 48 canais PCIe 3.0

Descrição de mainboards da fabricante confirmam o uso do soquete R4 nos próximos processadores HEDT
Por Lucas Alvaro Araujo 26/08/2019 17:43 | atualizado 26/08/2019 17:44 Comentários Reportar erro

Recentemente a Asus revelou mais duas placas-mãe que vão chegar para compor sua linha high-end compatíveis com os processadores da próxima geração da Intel, nomeados até o momento de série 10000 X. Entretanto, o anúncio veio acompanhado com um “vazamento” onde foi praticamente confirmado a chegada da CPU Core-X i9 10000 com o soquete LGA 2066, o mesmo usado na linha Core i9-9000, mas com suporte de até 48 canais PCIe 3.0.

Algumas das motherboards que contemplam o novo catálogo X299 da Asus já haviam dado as caras na Computex 2019, mas essa é a primeira vez que temos uma descrição das suas especificações vindo de uma fonte ligada diretamente aos processadores Cascade Lake-X HEDT.

Além disso, a revelação de que as CPUs da próxima geração da Intel podem ter 48 canais PCIe Gen 3 confirma uma evolução em relação a atual, sendo que o modelo com suporte à mais pistas atualmente é o Core i9 9980XE, com 44 no total.

Os processadores voltados para desktops com alta performance da série 10000 são um refresh dos Skylake-X, feitos no processo de 14nm. O que leva a crer que as novas CPUs serão compatíveis com o soquete LGA 2066 (R4) e, consequentemente, com motherboards X299 mais antigas também, bastando a tradicional atualização da BIOS.

A Intel ainda não se posicionou frente ao vazamento, então não podemos confirmar a compatibilidade e nem mesmo o suporte. Em se tratando de novidades, a fabricante deve fazer as melhorias naturais em linhas refresh, aumentar a frequência além de atualizações pontuais de tecnologias dos componentes, já que ao que tudo indica, os processadores Cascade Lake-X não deverão ter mais do que 18 núcleos com frequências maiores do que a geração anterior.

Via: WCCFTech, XDA, 3D News
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Qual game da TGS você está mais ansioso?