Créditos: Microsoft

Microsoft começa a ajudar com ports de jogos DirectX 12 para Windows 7

Depois de World of Warcraft, Gears 5 e outros títulos chegarão ao antigo sistema operacional
Por Carlos Felipe Estrella 25/08/2019 10:49 | atualizado 25/08/2019 10:51 Comentários Reportar erro

A Microsoft começou a colaborar com desenvolvedores que desejam trazer seus jogos em DirectX 12 para o sistema operacional Windows 7, que foi lançado em julho de 2009 e não recebe um novo release desde o Service Pack 1 (6.1.7601) de fevereiro de 2011.

"A Blizzard adicionou suporte ao DirectX 12 para o seu premiado jogo World of Warcraft no Windows 10 no final de 2018. Este lançamento foi bem recebido pelos gamers: graças a recursos do DirectX 12 como multi-threading, jogadores de WoW vivenciaram um substancial aumento na taxa de quadros. Depois de ver ganhos de performance para seus jogos rodando no DirectX 12 no Windows 10, a Blizzard desejava trazer essas melhorias para os gamers que seguem no Windows 7, onde o DirectX 12 não estava disponível".
Jianye Lu, gerente de programa da Equipe de Gráficos do DirectX 12 da Microsoft

Site oficial: Microsoft DirectX 12

Tudo começou com o projeto da Blizzard de trazer suporte ao DirectX 12 para World of Warcraft no Windows 7, permitindo ganhos de desempenho para os jogadores que ainda utilizam o sistema operacional de duas gerações atrás. Depois disso, foi anunciado que Gears 5 também poderá ser jogado com a API mais recente da Microsoft no Windows 7 — pelos usuários que adquirirem o título através da Steam.


Fonte: GlobalStats StatCounter

"Na Microsoft, nós fazemos todos os esforços para responder ao feedback dos consumidores, então quando nós recebemos esse feedback da Blizzard e de outros desenvolvedores, decidimos tomar atitudes. A Microsoft está feliz em anunciar que portamos o modo de usuário D3D12 runtime para o Windows 7. Isso remove barreiras para desenvolvedores que queiram tirar vantagem total das mais recentes melhorias do D3D12 enquanto ainda suportam consumidores em sistemas operacionais mais antigos".
Jianye Lu, gerente de programa da Equipe de Gráficos do DirectX 12 da Microsoft

Apesar da sua idade, o Windows 7 se mantém como a segunda versão mais popular do sistema operacional da Microsoft, sendo usado por 31% dos computadores com Windows segundo o site GlobalStats StatCounter. Ele perde apenas para o Windows 10, que hoje já é usado por 58% dos usuários de Windows. Com a dominância de seu SO mais recente, há menos necessidade da Microsoft deixar recursos como o DirectX 12 exclusivos para ele.

"Agora, jogadores de WoW do Windows 7 podem rodar o jogo usando DirectX 12 e se aproveitar de melhorias na taxa de quadros, apesar de que a melhor performance do DirectX 12 sempre será no Windows 10, já que o Windows 10 possui uma série de otimizações no sistema operacional projetadas para fazer o DirectX rodar ainda mais rápido".
Jianye Lu, gerente de programa da Equipe de Gráficos do DirectX 12 da Microsoft

Via: WCCF Tech
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?