Créditos: Computer Base

Crossfire não é foco significativo da AMD no momento, declara CEO Lisa Su

Diretora Executiva explicou que software está evoluindo mais rápido do que hardware

A CEO da fabricante norte-americana de hardware AMD, Lisa Su, declarou que a tecnologia de renderização multi-GPU Radeon Crossfire não é uma prioridade para a companhia no momento, com o foco sendo direcionado para outras áreas do seu portfólio de software. A frase foi dita durante a conferência Hot Chips, quando a diretora executiva da companhia respondeu a algumas perguntas da imprensa.

Uma dessas perguntas dizia respeito ao Crossfire, questionando se a tecnologia continua sendo o foco da empresa ou não. Como lembra o site TechPowerUp, o software de multi-GPU já foi fundamental na estratégia de marketing da companhia, que no passado teve ênfase em gráficos escaláveis para consumidores — que acabou nunca se concretizando totalmente.

Site oficial: AMD CrossFire

A AMD chegou a habilitar a possibilidade de usar suas GPUs junto de modelos da Nvidia. Mesmo com a tecnologia não funcionando perfeitamente, ela foi um dos momentos em que o multi-GPU ganhou mais visibilidade do mercado em tempos recentes.

Respondendo à pergunta sobre o foco da AMD no Crossfire, Lisa Su disse: "para ser sincera, o software está evoluindo mais rápido que o hardware, e eu diria que o CrossFire não é um foco significativo". O que não chega a ser uma novidade, já que as peças de marketing da companhia praticamente não têm mencionado a tecnologia de multi-GPU.

O mesmo está acontecendo com a Nvidia e seu recurso de SLI, que hoje só pode ser encontrado nas placas de vídeo mais caras. Essas novas estratégias da AMD e da sua concorrente estão mudando as práticas dos usuários. Antigamente, não era raro ver entusiastas comprando um modelo de entrada ou até intermediário para, no futuro, comprar uma placa de vídeo extra para obter maior desempenho através de SLI. Evitava-se, assim, placar o valor mais pesado de uma GPU topo de linha de uma única vez.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual game da TGS você está mais ansioso?