Créditos: Sezgin Pancar/Anadolu Agência/Getty Images

A Microsoft está nos ouvindo, e não só quando falamos "Hey, Cortana"

Funcionários da empresa relatam que não é incomum ouvirem conversas pessoais de usuários

A Microsoft contrata e treina pessoas para escutar aúdios disponibilizados através de seus serviços de assistente de voz, como é o caso da Cortana. Essas pessoas sãos responsáveis pelos primeiros passos de aperfeiçoamento do sistema da Microsoft e, na teoria, deveriam apenas escutar áudios como "Xbox" ou "Hey Cortana", mas acabam ouvindo frases em outros contextos, incluindo conversas pessoais.

Vice comenta funcionários da Microsoft de dentro do setor fizeram diversas revelações sobre o trabalho com o reconhecimento de voz. De acordo com as pessoas ouvidas, a empresa estuda áudios de usuários desde 2014, antes da implementação da Cortana no Xbox. Em 2013 as pessoas já eram ouvidas pelos comandos de voz através do Kinect.

Quando o Xbox One surgiu, muitas pessoas ficaram assustadas com o anúncio de que o console estaria sempre conectado ouvindo seu dono, mesmo quando desligado. Apesar de trazer diversas discussões na época, a Microsoft disse que seguiria os mesmos termos de privacidade do Kinect para Xbox 360 e o assunto acabou esfriando.

Agora, com essas novas informações de fontes de dentro da Microsoft, a discussão volta a crescer, colocando a empresa ao lado de Apple, Amazon e Facebook, muito criticadas por ter pessoas escutando áudios de usuários para trabalhar no aperfeiçoamento de suas assistentes virtuais.

Mas a Microsoft diz ter feito ajustes recentes na política de privacidade, adicionando termos mais claros, avisando as pessoas que, às vezes, dados das pessoas podem ser recebidos para melhorar o serviço oferecido.

Um representante da Microsoft disse ainda que a empresa sempre contou quando estava ouvindo as pessoas e coletando informações para o reconhecimento de voz. Também disse que a permissão sempre é pedida através dos softwares e que estão trabalhando para que isso fique ainda mais claro, além de dar mais controle para o cliente.

Via: Tom'sHardware Fonte: Vice
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Qual game da TGS você está mais ansioso?