Créditos: Sony/INPI

Design do kit de desenvolvimento do Playstation 5 teria sua patente registrada no Brasil

Com um visual diferenciado em forma de "V", o design não deverá ser o mesmo quando o console em si for lançado para o consumidor em 2020

O futuro console da Sony, que vem sido chamado por todos de Playstation 5 (ainda não tem seu nome confirmado) já teve alguns detalhes revelados, como o suporte a resolução 8K e ao ray tracing, além da inclusão de um SSD como armazenamento, porém, seu design final continua sendo um mistério.

Pois hoje (21/08), surgiram documentos de uma patente registrada pela Sony no dia 28 de maio no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que provavelmente revelaria o design de kit de desenvolvimento do novo console da Sony.

Site oficial do INPI com o pedido de patente da Sony

O responsável pela descoberta desses documentos é o site holandês LetsGoDigital, que encontrou esta patente registrada no INPI pelo sistema da EUIPN (Rede de Propriedade Intelectual da União Europeia), órgão encarregado de agregar patentes de mais de 60 países, isso incluindo nosso país.

Créditos na imagem - INPI

No documento consta como autor do design "Yusuhiro Ootori", porém, deve ter sido um erro de digitação, onde provavelmente estaria se referindo a Yasuhiro Ootori, diretor de engenharia da Sony, que também trabalhou no projeto do PlayStation 4.

Falando um pouco sobre o design registrado, talvez o que chame mais a atenção é sua forma em "V", que possivelmente estaria fazendo referência ao número 5 da versão do console, só que em algorismo romano. No diagrama, é possível ver diversas entradas USB, que devem ser usadas para conectar os controles DualShock e outros periféricos.

Créditos na imagem - INPI

Na frente do videogame também estão presentes alguns botões, que devem corresponder as funções de ligar o console, ejetar o disco e outros recursos. Além disso, é possível ver também o que provavelmente é o leitor/gravador de discos embaixo dos botões.

Já na parte lateral, temos diversas aberturas e saídas de ar, que devem estar ligados ao sistema de resfriamento do kit, mostrando a preocupação da Sony em manter o chip da AMD bem frio para trabalhar em sua plenitude.

Apesar do design excêntrico, é bem provável que esse modelo que deverá ser entregue para os desenvolvedores não será nem um pouco parecido com o que será vendido ao consumidor final. Exemplo disso é o kit de desenvolvimento do PS4, como pode ser visto na imagem abaixo.

Créditos na imagem - Reddit

A Sony promete lançar o sucessor do Playstation 5 durante o final de 2020, já sabendo que contará com a competição do Xbox Scarlett por parte da Microsoft.

Fonte: Tecnoblog, LetsGoDigital
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Half-Life veio, e é em realidade virtual. Agora embala os óculos de realidade virtual?