Créditos: Nvidia

Novo driver Nvidia GeForce 436.02 melhora framerate em Apex Legends, BF V e outros jogos

Atualização chega em breve trazendo também novos recursos de baixa latência e upscaling
Por João Gabriel Nogueira 20/08/2019 09:17 | atualizado 20/08/2019 10:02 Comentários Reportar erro

ATUALIZADO 10:01 - Driver já disponível para download através dessa publicação.


A Nvidia aproveitou a Gamescom 2019 para fazer alguns anúncios importantes relacionados com jogos. Além da empresa divulgar que Minecraft vai ter recursos compatíveis com ray tracing, a dona das RTX anunciou hoje, dia 20 de agosto, um novo driver GeForce, o 436.02, que promete melhorias na performance de diversos jogos, além de trazer novos recursos.

Os jogos otimizados são: Apex Legends, Battlefield V, Forza Horizon 4, Strange Brigade e World War Z. Desses títulos, Apex Legends foi o que mostrou maiores ganhos, conseguindo aumentar em até 23% a taxa de frames por segundo depois da atualização. Pena que este aumento é numa situação em que o game já deve estar rodando com frames de sobra: numa RTX 2080 Super com resolução de 1920 x 1080. Os gráficos abaixo comparam a performance do novo driver com sua versão anterior:

Entre os novos recursos temos o "Modo Latência Ultra-Baixa", que ainda estão em fase beta. Com este modo ligado, o sistema pode habilitar um "agendamento" de frames "em cima da hora", que renderiza os quadros logo antes da GPU precisar deles. A promessa é de uma redução de até 33% da latência em alguns jogos. O novo modo é compatível para todas as GPUs em jogos DX9 e DX11. Para ativar, é necessário ir em "Gerenciar Configurações 3D" e escolher uma das opções:

- Desligado: A engine do jogo vai "agendar" de 1 a 3 frames na renderização
- Ligado: Limita o número de frames agendados para 1
- Ultra: Submete o frame no momento exato para a GPU usá-lo na renderização

Um outro novo recurso do GeForce 436.02 é o Integer Scaling, especialmente voltado para pixel art e jogos retrô. A tecnologia ajuda no upscaling desses games deixando a imagem menos borrada quando usados em telas maiores.

A atualização do driver também traz outros recursos, como filtros Sharpen Freestyle e suporte a cores 30-bit. Também são introduzidos mais jogos na guia "OPS", que otimiza as configurações gráficas dos jogos automaticamente levando em conta o setup do usuário.

O driver será disponibilizado oficialmente hoje, dia 20 de agosto, a partir das 10h (horário de Brasília), mas pode ser que apareça até antes para alguns usuários.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?