Créditos: AndroidAuthority/Reprodução

Pesquisa aponta lag em partidas online de celulares Apple, Samsung e Huawei

Relatório demonstra até 11,1ms de diferença na velocidade de conexão 4G entre aparelhos

A empresa de análise móvel Opensignal fez testes de conexões comparando smartphones da Apple, Samsung e Huawei com a tecnologia 4G. A empresa publicou recentemente os resultados obtidos com as pesquisa e demonstrou diferenças significativas no tempo de resposta em jogos online. Para o comparativo foi utilizado os jogos de Battle Royal PUBG e Fortnite.

No gráfico abaixo é possível ver os resultados de velocidade de download, upload e também a latência. O relatório evidencia que os jogos geralmente trazem a latência listada como ping e que já é bastante óbvio para os jogadores que isso tem um impacto no gameplay.

A conclusão da análise para o gráfico abaixo é bastante simples, smartphones high-end têm um desempenho muito superior aos smartphones com tecnologias mais antigas e modestas.

A pesquisa separa os smartphones em três categorias, alto nível, nível médio e baixo nível. Também lista quais foram os modelos testados que se encaixam em cada uma delas:

Alto nível (LTE 16 ou mais): iPhone Xs; Samsung Galaxy S8, S9, S10, Note 8, Note 9; Huawei P20 Pro, P30 Pro, Mate 10, 20 

Nível médio (LTE entre 5 e 15): iPhone X, 8, 7, 6s; Samsung Galaxy J7, J5, A80, A6s; Huawei P30 Lite, Enjoy 9e, Y6; iPhone XR, X, 8, 7, 6s. 

Baixo nível (LTE 4 ou menos): iPhone 6; Samsung A2 Core, J4 Core; Huawei Nova 2

Além disso, também foi achada uma relação entre download, upload e latência. Aparelhos com melhor desempenho em uma das categorias também têm vantagem nas outras.

Vemos que é cada vez mais importante o investimento em tecnologias que aprimoram a velocidade e estabilidade de conexão, principalmente com a crescente no número de jogadores online em smartphones e outros dispositivos mobiles. Nesse sentido, a implementação do 5G promete revolucionar a conexão de dados, diminuindo a latência e trazendo outras possibilidades.

Vimos de perto o 5G da Tim em ação

Ainda assim, fica evidente pela pesquisa, que o dinheiro desembolsado na compra de seu celular terá um grande impacto no seu gameplay, não só no número de frames por segundo, mas também no seu ping.

  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?