Créditos: WCCFTech

AMD anuncia que o design da arquitetura Zen 3 está pronto e que já está trabalhando na Zen 4

A Zen 3 deve chegar com as Ryzen 4000 no próximo ano, enquanto o Zen 4 é esperado para 2021

A AMD anunciou oficialmente durante o evento de lançamento de seus processadores Epyc que o design da arquitetura Zen 3 está completo. A empresa disse também que a equipe já está começando a trabalhar na próxima geração, Zen 4, que deve ser lançada em 2021.

A arquitetura Zen 2 foi lançado neste ano, e chegou ao mercado em julho de 2019, dedicados aos Ryzen 3000. A empresa já se adiantou e finalizou o design que vai estar presente na sua próxima geração, continuando investindo em pesquisas para as futuras inovações dos próximos anos.

A AMD ainda não confirmou quais serão todas as novidades que estão presentes na nova arquitetura, mas é esperado algumas mudanças para se adequar ao processo EUV de 7nm, além de poder lançar novos conjuntos de instruções ISA. As especulações falam que as novidades também vão incluir contagens de transistores mais densas e com mais eficiência de energia e velocidades de clock mais altas.

As principais modificações que devem ser vistas pelos usuários finais devem estar no melhor uso da energia, o que vai fazer com que aumente a eficiência, além de aumentar as frequências do clock. Mais detalhes devem ser revelados nos próximos meses.

É esperado que a AMD invista em adicionar ainda mais núcleos e threads para o Ryzen 4000. Outra opção é que a próxima geração que vai ser entregue para o mercado já faça a migração para a EUV de 6nm. As informações ainda são apenas especulativas, já que a empresa ainda não fez muitos comentários sobre o design pronto, no momento está se concentrando em divulgar os novos CPUs Epyc Rome.

É esperado que o Zen 3 chegue ao mercado junto com as Ryzen 4000 no próximo ano, 2020, apesar da empresa ainda não ter confirmado essa informação. Já a arquitetura Zen 4 pode demorar um pouco mais, mas as especulações indicam que a AMD faça um lançamento por ano, o que apressa a quarta geração para 2021. 

Via: TweakTown
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?