Lista de próximos lançamentos da Steam não pode mais ser facilmente manipulada, diz Valve

Antes os desenvolvedores podiam alterar a data de lançamento do jogo apenas para ganhar visibilidade

Para conseguir mais destaque na lista de próximos lançamentos da Steam, alguns desenvolvedores costumavam alterar a data de lançamento para uma data próxima ao dia, mesmo que essa data não fosse a oficial. Isso fazia com que os jogos que realmente próximos de serem lançados não conseguissem a visibilidade que deveriam.

Esse problema foi exposto em março por Mike Rose em seu Twitter, o fundador da More Robots comentou o problema e detalhou quão fácil era na época para fazer a alteração da data apenas para conseguir destaque na lista. 

Ainda assim, a possibilidade de alterar a data de lançamento de um jogo pode ser útil caso a data marcada não seja a correta. Então não necessariamente há má fé envolvida na alteração, mas ainda assim impacta a lista. Um problema mencionado pelo PCGamer, era ainda mais problemático, jogos que nem data de lançamento tinham estavam aparecendo na lista, o que mostrou que a página necessitava de atenção.

Em março, o jogo Steel Division 2 apareceu na primeira página mesmo não estando próximo de seu lançamento e foi acusado de estar tomando vantagem dessa falha na Steam. O estúdio desenvolvedor Eugen System disse que não estava manipulando o sistema e que apenas precisou trocar sua data porque a data anterior estava errada.

Lançamentos de games: agosto de 2019
Control, Hunt e Astral Chain marcam variedade

A Valve já estava ciente dos problemas e se reunia para ver a melhor maneira de consertar o problema. Segundo Tom Giardino, um dos responsáveis pelos negócios da loja, ao ser questionado sobre a brecha, a empresa já estava trabalhando em uma maneira de resolver isso e que também se sentia frustado.

Agora, após meses sem nenhuma alteração, as mudanças chegaram na plataforma. Se um desenvolvedor quiser mudar a data de lançamento de seu jogo, uma mensagem de alerta aparece explicando que não é tão simples assim para fazer a configuração.

Isso já vai cria uma barreira para quem estiver apenas interessado em explorar essa brecha no sistema.

 A mensagem diz: "Se você precisa fazer um mudança de data, por favor entre em contato com a Valve por aqui escrevendo o motivo para a sua nova data e para quando você gostaria de alterar. Você deve ter muita certeza de que essa próxima data será a data em que o jogo será lançado." 

Mas, de qualquer forma, essa barreira criada pela Valve também dá menos poder do desenvolvedor sobre a página do seu jogo, o que também não é de todo agrado da empresa. A Valve diz que é uma coisa a mais para eles terem que administrar.

Outra mudança é que agora os desenvolvedores receberão lembretes duas semanas antes da data de lançamento deles, antes essas mensagens eram enviadas a um número pequeno de desenvolvedores, mas agora todos receberão.

Via: PCGamer
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?