Créditos: AMD

AMD lança oficialmente Epyc de segunda geração, com até 64 núcleos Zen 2 em 7nm

Empresa promete performance recordista com custo total de propriedade até 50% menor

A AMD enfim fez o anúncio oficial de seus novos processadores profissionais voltados para servidores, a segunda geração da linha Epyc, baseada na arquitetura Zen 2 de núcleos em 7nm. Assim como apontado por vazamentos anteriores, os novos produtos alcançam até os 64 núcleos, prometendo uma performance que vai "estabelecer recordes" e um custo total de propriedade (TCO) reduzido em até 50% dependendo das cargas de trabalho.

"Hoje nós estabelecemos um novo padrão para os datacenters modernos com o lançamento da segunda geração de nossos processadores AMD Epyc, que entregar uma performance estabelecedora de recordes e um custo total de propriedade significativamente mentor em uma ampla gama de cargas de trabalho. A adoção de nossos processadores líderes para servidores está se acelerando com diversas novas empresas, nuvem e clientes HPC escolhendo processadores Epyc para entregar suas necessidades computacionais de maior demanda."
Lisa Su, CEO da AMD

Confira abaixo a tabela completa dos modelos, números de núcleos, clocks e, claro os preços sugeridos:

Além dos avanços técnicos, o anúncio dos novos Epyc 2nd Gen foi importante também para o posicionamento de mercado da AMD, com grandes empresas participando e divulgando que vão usar seus processadores em aplicações futuras. Entre elas, a Google com a Google Cloud Compute Engine, a Microsoft com sua plataforma Azure, e o Twitter. Todas com planos de implementar soluções Ryzen ainda este ano. HPE, Cray, Lenovo, Dell e VMware foram outras companhias que participaram do evento para falar de seus planos de usar processadores Epyc baseados em Zen 2.

"Processadores AMD Epyc 2nd Gen vai nos ajudar a continuar a fazer o que fazemos de melhor em nossos datacenters: inovar. Sua computação escalável, memória e performance I/O vão expandir nossa habilidade de levar a inovação adiante em nossa infraestrutura e vai dar aos clientes da Google Cloude a flexibilidade para escolher o melhor VM para suas cargas de trabalho."
Bart Sano, vice-presidente de engenharia da Google

O mercado recebeu de braços abertos o anúncio da nova linha de processadores Epyc, com as ações da AMD subindo e analistas prevendo que a empresa pode conquistar até 10% a mais do mercado de servidores em suas projeções mais otimistas.


Créditos de imagens: TechPowerUp

Fonte: TechPowerUp, WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual game da TGS você está mais ansioso?