Créditos: Intel

CPUs Intel Xeon Cooper Lake chegam com até 56 núcleos e 112 threads

Modelo topo de linha Xeon Platinum 9282 ainda tem clock turbo de até 3.8GHz

A Intel anunciou sua nova série de processadores escaláveis Xeon para data centers, que representam a chegada da nova geração Cooper Lake junto de números sem precedentes na história da empresa. O mais impressionante deles está na contagem de núcleos dos processadores, que agora podem ter até 56 núcleos e 112 threads por soquete.

“A série Intel Xeon Platinum 9200 que introduzimos como parte da segunda geração de processadores escaláveis Intel Xeon gerou muita empolgação entre nossos clientes, que já estão implantando a tecnologia para execução HPC, analytics avançados, inteligência artificial e infraestrutura de alta densidade. A oferta estendida de processadores com 56 cores em nossas principais plataformas escaláveis Intel Xeon nos permite atender a uma gama muito mais ampla de clientes que buscam mais desempenho do processador e largura de banda de memória.”
Lisa Spelman, vice-presidente de marketing de data center na Intel

Site oficial: Intel Xeon Platinum 9282

O mais topo de linha será o Intel Xeon Platinum 9282, que consegue atingir respeitáveis clock base de 2.6GHz e clock turbo de 3.8GHz. O TDP, é claro, atende a um nível corporativo, chegando aos 400W.

processador intel xeon platinum 9282
Fonte: Intel

"Os futuros processadores escaláveis Intel Xeon Cooper Lake têm o dobro de cores (até 56), maior largura de banda de memória e maior desempenho de inferência e treinamento de AI em comparação com o processador Intel Xeon Platinum 8200 padrão. O futuro processador Cooper Lake de 56 núcleos deve fornecer um power envelope menor do que os atuais processadores Intel Xeon Platinum 9200".
Comunicado oficial da Intel

A nova linha de processadores Intel Xeon Cooper Lake estará à venda a partir do primeiro semestre de 2020. Até agora, apenas dois modelos foram confirmados para a nova geração. Além do já mencionado Xeon Platinum 9282, há ainda o Xeon Platinum 9242, que tem 48 núcleos e 96 threads. Sua frequência base é menor, de 2.3GHz, mas ele atinge o mesmo clock turbo de 3.8GHz.

"Cooper Lake será o primeiro processador x86 a com capacidades integradas de aceleração de treinamento de IA de alto desempenho através do novo suporte bfloat16 ao Intel Deep Learning Boost (Intel DL Boost). Cooper Lake terá compatibilidade de plataforma com o próximo processador Ice Lake de 10nm".
Comunicado oficial da Intel

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual game da TGS você está mais ansioso?