Créditos: Samsung/Divulgação

Samsung e AMD anunciam parceria para trazer smartphones com GPUs Radeon

Primeiros dispositivos começam a chegar em 2021

AMD e Samsung anunciaram uma parceria estratégica que envolve a criação de uma GPU Radeon de alta performance e pouco consumo para dispositivos mobiles. O acordo está sendo firmado para um lançamento daqui a cerca de dois anos, algo que foi confirmado durante uma reunião com investidores da empresa.

Esse tempo será utilizado para o desenvolvimento de uma nova tecnologia para dispositivos móveis que atenda as necessidades da Samsung, o que demanda estudos. Ao que tudo indica, essa parceria foi anunciada pouco depois de ter sido firmada e sem que ambas empresas tivessem algo mais concreto para apresentar.

AMD divulga relatório
financeiro do segundo trimestre de 2019

A tecnologia gráfica utilizada nesses dispositivos da Samsung será a RDNA, a mesma que atualmente é utilizada nas Navi, RX 5700 e RX 5700XT, atualmente. Mas mesmo que a AMD esteja diretamente ligada ao desenvolvimento de uma GPU para o aparelho da parceria, a Samsung ainda será a responsável pelo design e também pela produção dos chips Exynos, que terão unidades de processamento gráfico Radeon.

Segundo o Anandtech a parceria para a Samsung pode ser interessante principalmente porque a empresa não conseguiu avançar muito trabalhando sozinha no desing de suas próprias GPUs, ou pelo menos não conseguiu ter uma evolução tão rápida quanto gostaria. E, apesar da previsão de dois anos, é mais provável que esse acordo se prolongue por anos e os resultados significativos demorem mais do que isso para surgir.

Sobre lançamento de produtos com AMD Radeon, um representante da Samsung falou:

"Para responder sua segunda pergunta sobre a nossa parceira com a AMD. Como você sabe, a AMD tem sido uma líder, especialmente na área de GPU desde os primeiros dias do mercado de PCs e é uma das líderes em termos de tecnologia. Pensamos que, com essa parceria poderemos alavancar a competitividade das GPUs da AMD para melhorar a performance não apenas de nossos SoCs mobile, como também de outras aplicações".
Representante da AMD

O que está sendo comentado sobre a parceria, no final de contas, é que ela pode ser muito benéfica para as duas empresas, para AMD por conseguir uma nova fonte de lucro e para a Samsung por trazer GPUs que podem competir com as da Qualcomm.

Via: XDA Developer
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?