Créditos: Gaming News

Testes de desempenho gráfico de modelo Intel Core 10th Gen são os melhores desde 2013

O gráfico do processador 10gen recebeu cinco pontos a mais que versão anterior no Sky Diver

A décima geração do Intel Core parece ter se sobressaído muito em relação aos modelos anteriores e está, de fato, trazendo significativas melhorias quando o assunto é gráficos integrados. Segundo publicação feita no site PCWorld, "Com a chegada da 10ª geração do Ice Lake, estamos finalmente vendo um desempenho gráfico impressionante". Os testes feitos mediram apenas o desempenho gráfico dos processadores e mostram resultados melhores que o dobro, em relação a 9ª geração, subindo cinco pontos na tabela, algo inédito para a empresa.

Foram comparadas diversas versões anteriores, para se ver como de fato a décima geração tinha sido aprimorada. Os testes incluíram desde a quarta geração de Haswell U de 2013 e seus gráficos HD4400, passando pela 5ª geração da Broadwell U's HD 5200 de 2015, o Iris 540 da 6ª geração do Skylake U em 2015, até a 9ª geração Whiskey Lake U de 2018. Os resultados completos podem ser vistos abaixo:

Para analisar os dados é necessário levar em consideração que no decorrer dos anos o desempenho gráfico dos computadores variou muito, juntamente com as evoluções de drivers, BIOS e Sistema Operacional, e a capacidade de resfriamento de cada equipamento. Mesmo com todas essas evoluções, esse desempenho nunca foi tão alto em uma atualização feita pela Intel, que se mostrava com poucas evoluções desde 2013.

Entre os anos de 2013 até 2019 a baixa evolução do desempenho gráfico demonstrada pela empresa era algo que incomodava muitos clientes. Segundo os resultados dos testes o desempenho foi melhor do que o dobro da versão passada, saindo de 4,321 pontos para 9,028.

Foram feitos dois tipos de testes para quantificar a melhoria dos processadores, um deles usando 1.6 milhões de vértices, 150.000 tessellation, 3.9 milhões de triângulos e 30.3 milhões de pixels e 0.78 milhões de shaders por frame. O segundo teste gráfico usa 0,9 milhão de vértices, 90.000 tessellation, 1,5 milhão de triângulos, 13,9 milhões de pixels e 2,7 milhões de shaders por quadro.

Os gráficos mostram apenas a pontuação gráfica do processador, já que eram focados neste desempenho específico. Já foi relatado pela própria Intel e por mais alguns outros veículos de mídia internacional que a décima geração também teve outras melhorias significativas, esperamos testar em breve.

Via: PC World
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Qual game da TGS você está mais ansioso?