Créditos: ASRock

Placa X570 Phantom Gaming-ITX, da ASRock, usa coolers para Intel em vez de AMD

Medida pode parecer um erro de fábrica, mas foi tomada de propósito, na verdade

A placa Phantom Gaming-ITX da ASRock vem com um socket AM4 para processadores Ryzen, como já é deixado claro pela presença do chipset X570. Isso faria qualquer comprador imaginar que a placa vem preparada para usar coolers compatíveis com processadores AMD, mas não é o caso. Essa placa usa uma estrutura para LGA 115X, ou seja, ela foi fabricada para receber coolers feitos para processadores da Intel.

Site oficial da ASRock X570 Phantom Gaming-ITX/TB3

A ideia pode soar estranha, até parecer um erro de fábrica. Afinal, um potencial comprador dessa placa nem poderá usar o cooler stock com ela, como o competente Wraith por exemplo, o que pode especialmente frustrante para alguém que não prestou atenção nas especificações antes de escolher este modelo. Então por que a ASRock fez isso?

O próprio site Tom's Hardware, de onde vem a notícia, dá uma explicação interessante para a escolha feita pela ASRock. O lançamento dos processadores Ryzen foi um marco importantíssimo na história da AMD e garantiu o retorno da empresa à competitividade no segmento de processadores domésticos. Mas, até a chegada da geração Zen, a companhia estava "comendo poeira" em relação à Intel e essa dominância de mercado garantiu que, durante anos, diversas fabricantes tenham dado preferência para os Core na hora de garantir a compatibilidade de seus produtos.

A situação fica agrava em segmentos menores do mercado, mais de nicho, como na fabricação de produtos Mini-ITX. A lógica por trás da decisão "bizarra" da ASRock é que seu cliente comprando uma Phantom Gaming-ITX está buscando montar um sistema compacto e ele vai encontrar muito mais opções de coolers de formato baixo ou menores feitos para se encaixar em LGA 115X do que em AM4.

Será que alguém vai usar o cooler BOX da Intel com um Ryzen? Hmmmmmmm

Sacrificar, então, a possibilidade de montar o cooler stock na placa parece estranho, mas pode acabar sendo a melhor opção para quem busca montar um PC bem compacto e quer encontrar mais opções para fazer isso. Só é importante deixar bem claro para o comprador o que ele está adquirindo, se a empresa não quer deixar os atendentes de seu SAC ficando loucos, alias, faltou maior destaque para esse importantíssimo detalhe no site oficial da placa.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Half-Life veio, e é em realidade virtual. Agora embala os óculos de realidade virtual?