Créditos: Reprodução Youtube

Principais desenvolvedoras do mundo anunciam aplicativos com suporte para Ray Tracing

A Nvidia diz que todos os principais aplicativos de design 3D terão suporte RTX até o final do ano

A Nvidia lançou a tecnologia RTX há um ano e agora as grandes fabricantes de software lançaram mais de 40 aplicativos com seu suporte, permitindo que os usuários aproveitem o Ray Tracing e Inteligência Artifical (IA) de forma interativa com menos exigências em termos computacionais. Entre eles, estão sete apps das principais ISVs (fornecedoras de software independentes) do mundo que foram introduzidos esta semana durante a SIGGRAPH 2019.

O Ray Tracing calcula os fótons de luz de uma cena à medida que ela interage com materiais e superfícies, resultando em imagens mais precisas e realistas. Agora, engines do setor de games como a Unity e a Unreal Engine podem aproveitá-lo através do suporte da RTX. Gigantes da computação visual como a Adobe, Autodesk, Blackmagic Design e Dassault Systèmes também já adotaram essa tecnologia.

"No mundo todo, designers e artistas, OEMs e fornecedores de software adotaram o Ray Tracing em tempo real e a aceleração de IA como o novo padrão do setor de design de produto e criação de conteúdo" - Greg Estes, VP de marketing corporativo e programas de desenvolvedores da Nvidia.

E falando de algumas das principais ISVs, os aplicativos anunciados pelas TOP7 esta semana foram:

  • Adobe Substance Painter: o Ray Tracing acelera o desempenho de baking de forma até 192x mais rápido que as CPUs;
  • Autodesk Flame: o Tensor Cores RTX acelera os recursos de Machine Learning do Autodesk Flame v.2020.1;
  • Blender Cycles: o Nvidia OptiX 7 com CUDA acelera o desempenho do renderizador de código-fonte aberto;
  • Dimension 5 D5 Fusion: o Ray Tracing da RTX, com a implementação de DXR do UE4, permite que arquitetos e designers simulem  iluminação e sombras referência rapidamente;
  • DAZ 3D DAZ Studio: o Nvidia Iray permite que criadores montem cenas com Ray Tracing interativo para criar sua composição artística e renderizar com fidelidade;
  • Foundry MODO: o desempenho da RTX oferece um aumento significativo no desempenho sobre a renderização de CPU; 
  • KeyShot do Luxion: o Ray Tracing e a remoção de ruídos por IA auxiliam a visualização fotorrealista de dados 3D por meio do suporte para OptiX no KeyShot 9.

A RTX permite que os designers e artistas digitais iterem seus produtos de forma interativa e visualizem iluminação, sombras e reflexos precisos. Ela também pode ser usada em servidores para a renderização em lote de cenas complexas e visualização em tempo real ou para o "baking de luz". Além disso, a aceleração de IA facilita a remoção de ruídos, estimativa de postura e outros recursos.

Segundo a Nvidia, todos os principais aplicativos de design 3D do mundo se comprometeram em dar suporte à RTX até o final do ano.

  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?