Créditos: PCWorld

Driver Radeon 19.7.3 deixa fans da série RX 5700 mais de 50% mais rápidos com o PC ocioso

Versão 19.7.4 não conserta a alteração, ainda não reconhecida como um problema pela AMD

A versão 19.7.3 beta do Radeon Software Adrenalin traz novos drivers para hardware AMD e, aparentemente, novas velocidades para os fans de suas placas de vídeo também. O pessoal do TechPowerUp reporta que placas referência Radeon RX 5700 e RX 5700 XT tiveram as velocidades de seus ventiladores quando o sistema está ocioso consideravelmente aumentada. 

Segundo os testes do TechPowerUp, responsável por ferramentas como o CPU-Z e o GPU-Z, a velocidade dos fans da RX 5700 quando o sistema está ocioso saltou de 685 RPM para 1.130 RPM, um aumento de 57%. Enquanto isso, modelos da RX 5700 XT tiveram seus fans saltando de 740 RPM para 1.170 RPM, um incremento de 66% na velocidade dos ventiladores enquanto o sistema está ocioso.

Claro que as velocidades aumentadas dos ventiladores impacta na temperatura de operação da GPU enquanto o sistema está ocioso. O "hotspot" da RX 5700 XT fica em 38ºC, enquanto a RX 5700 cai para 37ºC, mas essa é uma diminuição irrisória da temperatura, que não deve fazer diferença para sua longevidade, por exemplo. Já a mudança no nível de ruído é bem mais perceptível.

A AMD já enviou uma nova atualização do software, que agora está na 19.7.4 e não conserta a mudança na configuração dos ventiladores. Enquanto o TechPowerUp reporta a situação como sendo um bug ou um problema trazido pelos novos drivers para os fans, a empresa ainda não reconhece a situação. Além dos novos drivers não corrigirem o dito "problema", a AMD nem lista ele entre os "problemas conhecidos" no changelog dos drivers.

Enquanto a situação pode não parecer tão grave, se essa se tornar a nova configuração base das fans das placas de vídeo em questão, de certa forma é uma alteração do padrão de fábrica delas, o que afetaria, por exemplo, análises que foram feitas a respeito do produto antes de sua alteração. Afinal, quando o reviewer falar de sua experiência com a placa, especialmente em relação ao ruído, vai estar se referindo a uma velocidade bem menor do que aquela que as placas passaram a operar depois do update.

Fonte: TechPowerUp
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?