Créditos: servethehome | Gigabyte

AMD se junta ao CXL Consortium, iniciativa da Intel para interconexão baseada em PCIe 5.0

O CLX já tem suporte de empresas como Dell EMC, Facebook, Google, Microsoft e mais

O Vice Presidente Executivo e CTO (diretor de tecnologia) da AMD, Mark Papermaster, anunciou que a empresa se juntou oficialmente ao Compute Express Link (CXL) Consortium. O CXL é um novo padrão de interconexão CPU-to-device CPU-to-memory de alta velocidade projetada para acelerar o desempenho dos data centers de próxima geração. Ele é baseado na infra-estrutura com tecnologia PCI Express 5.0  para "fornecer protocolos avançados em três áreas principais" - protocolo de E/S, de Memória e Interface de Coerência. 

"Projetada para atender às crescentes demandas de cargas de trabalho computacionais de alta performance,  o CXL visa processamento e sistemas de memória heterogêneos e em uma variedade de aplicações computacionais de alto desempenho a partir do momento que permite a semântica de coerência e memória entre processadores e sistemas."

- Mark Papermaster

O Compute Express Link foi projetado  para ser uma interface de padrão aberto para comunicações de alta velocidade. A iniciativa é da Intel, mas ele já recebe suporte de organizações como  AlibabaCisco, Dell EMCFacebookGoogle, Huawei e Microsoft

"Isso é cada vez mais importante, pois o processamento de dados em Inteligência Artificial e Machine Learning requer uma mistura diversa de arquiteturas escalares, vetoriais, matriciais e espaciais em uma variedade de opções de aceleradores."

- Mark Papermaster

A AMD, por sua vez, já participa de outros grupos que prometem soluções semelhantes dentro de variados sistemas e aceleradores, como CCIX, OpenCAPI e Gen-Z, desde 2016.

Via: Dvharware.net, TechPowerUp, guru3d Fonte: Computeexpresslink, AMD
Assuntos
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida (ou Sakura, Naomi e no pior dos casos Sônia), veio do nem tão interior do Rio Grande do Sul para estudar Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ver no que dava. Como gosta de dizer, "com o nome, veio o pacote": adora animes, mangás, doramas e cultura asiática no geral (não só entretenimento, ok?). O interesse por tecnologia e games existia desde pequena e aumenta a cada dia na redação do Adrenaline e Mundo Conectado.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?