Créditos: The Squad

Resident Evil 3 ganha versão remasterizada feita por modders

Modificação feita no emulador Dolphin usa texturas criadas por machine learning

Após o estrondoso retorno de Resident Evil com o lançamento de RE2: Remake, e os fãs da série resolveram trazer mais um game da consagrada franquia da CAPCOM de volta a vida.

Um grupo de modders lançou recentemente uma versão remasterizada do clássico Resident Evil 3, lançado originalmente em 1999. 

Essa remasterização é possível graças a uma versão modificada com um pacote de texturas para o Dolphin, que segundo a equipe, foi necessário por conta dos problemas que o emulador de GameCube enfrentava para reproduzir as músicas do jogo.

Para estar realizando a criação do pack de texturas, a equipe de modders teve que criar uma ferramenta que analisasse os dados do jogo para regenerar as texturas de máscara e gerar novas a partir das texturas de fundo aprimoradas, processo o tal conhecido como machine learning.

Apesar de bem efetivo, os modders admitem que o algoritmo possui certos problemas, como texturas que às vezes não se alinham perfeitamente com seu fundo e em zonas mais escuras, onde podem ser vistos certos artefatos e texturas “derretidas”.

Aqueles que estiverem interessados em jogar esta modificação, basta estar realizando o download do pack de texturas no site oficial da equipe, que não incluí o game em si, que deverá ser baixado por conta do usuário.

Mesmo sendo um sucesso e ter um espaço nos corações dos fãs da franquia, as últimas versões de Resident Evil 3 foram lançadas para Playstation 3 e Playstation Vita por meio da retrocompatibilidade, porém, visto o sucesso do remake de Resident Evil 2, quem sabe a CAPCOM não desenvolva um RE3: Remake no futuro.

Fonte: The Enemy
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?