Drivers mais recentes das Radeon RX reduzem o desempenho em 10% em alguns jogos

Na semana passada a AMD lançou oficialmente sua nova geração de processadores com os Ryzen 3000 e, simultaneamente disponibilizou no mercado suas novas GPUs para competir com as RTX da Nvidia. Apesar das placas de vídeo terem se mostrado bastante competentes nos primeiros testes, tanto a Radeon RX 5700 XT quanto a RX 5700 revelaram uma certa instabilidade em seus resultados de desempenho, com altas variações nas taxas de quadros. 

Análise - AMD Ryzen 5 3600

Chegamos a falar um pouco sobre isso no último VideoCast, quando comentamos sobre as mudanças nos resultados das GPUs com a chegada dos drivers 19.7.1. Como os primeiros testes são feitos com uma versão pouco mais limitadas dos drivers, era de se esperar que os resultados fossem ter alterações em suas atualizações futuras, mas com melhorias na otimização, esperávamos que teríamos ganhos de performance, porém não foi o que aconteceu.

O site PC Gamer realizou uma batelada de testes em 11 jogos diferentes, estabelecendo um comparativo entre os drivers mais recentes (19.7.1) com os mais antigos 19.5.2, ambos rodando na mesma versão do Windows e dos games em questão. O resultado pode ser conferido nas imagens abaixo: 

Os testes deixaram evidentes os problemas de desempenho e instabilidade dos drivers mais recentes, onde as taxas de quadros médias são maiores entre 3,5% e 8% na versão mais antiga. Em relação a média de frames, Assassin's Creed Odyssey teve um desempenho entre 5% a 15% na versão 19.5.2, assim como Forza Horizon 4, entre 12% a 23%, e Hitman 2 que ficou com entre 8% a 19%.O único título a apresentar uma melhoria nas taxas de quadro mínimas e nas médias foi o Shadow of the Tomb Raider, que estava com um desempenho inferior entre 5% a 10% nos drivers mais antigos.

Isso basicamente significa que a última atualização de drivers da AMD, por mais que não esteja entregando resultados ruins, ainda não está extraindo o máximo das GPUs. De certa forma isso é algo bom para termos em mente de que, com os próximos updates da empresa, as primeiras Navi devem alcançar desempenhos de entre 5% e 10% maior, com as otimizações corretas. Mas também deixa claro que os produtos foram lançados com variações extremas de desempenho, muito porque seus drivers não estão totalmente otimizados para elevar todo o potencial das placas de vídeo, algo que nunca é bom para os consumidores que compra os produtos nas primeiras semanas depois do seu lançamento. 


Créditos de imagem: TechRadar, PC Gamer

  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?