Qualcomm apresenta o Snapdragon 855 Plus, chip com melhorias para jogos e VR

A Qualcomm normalmente só lança um chip topo de linha por ano, mas em 2019 será diferente: a companhia apresentou hoje, 15, o Snapdragon 855 Plus, uma versão aprimorada de seu processador mais potente para smartphones. A nova edição do componente chega com algumas melhorias de performance e promete oferecer um desempenho melhor para funções como jogos e realidade virtual.

Segundo a fabricante, o novo chip octa-core consegue alcançar frequência de até 2,96 GHz com seus núcleos Kryo 485. Na versão convencional do produto, o clock máximo é de 2,84 GHz. Além disso, a GPU Adreno 640 também recebeu otimizações e agora entrega 15% mais poder de processamento gráfico.

Segundo a fabricante, Snapdragon 855 Plus também contará com otimizações em nível de software, incluindo suporte aprimorado para Vulkan e tecnologias presentes no já lançado programa Snapdragon Elite Gaming Experience, que traz melhorias como telas de carregamento mais rápidas e soluções anti-travamento.

Apesar do upgrade não parecer grande coisa, a novidade se encaixa perfeitamente na crescente demanda de smartphones gamers, já que traz todos os benefícios do processador topo de linha da Qualcomm com um "temperinho" a mais voltado para os jogos.

Com isso em mente, possivelmente veremos o processador chegando em futuros smartphones de marcas como a Razer e no Rog Phone 2, que deve ser apresentado na semana que vem pela Asus. Além de ser uma boa pedida para os aparelhos voltados para jogos, o Snapdragon 855 Plus também deve dar as caras nos celulares de alto desempenho que costumam chegar na segunda metade do ano.

No anúncio de seu novo chip, a Qualcomm enfatizou que seu novo chip, assim como o primeiro Snapdragon 855, possui um motor de processamento de inteligência artificial que aguenta 7 trilhões de operações por segundo. A empresa também disse que o modelo Plus entrega uma performance e desempenho de bateria superiores para dispositivos 5G premium.

Ou seja, além de ser escolha certa para aparelhos gamers, possivelmente o novo processador vai aparecer junto com o modem 5G Qualcomm X50 na versão "Pro" de alguns smartphones topo de linha, como o Galaxy Note 10, que será lançado pela Samsung em agosto, e Google Pixel 4.

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon 855 Plus será lançado no mercado na segunda metade de 2019, e com tantos candidatos para trazer o chip, não deve demorar muito tempo para vermos a novidade dentro de um smartphone.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?