Radeon VII, primeira placa de vídeo mainstream em 7 nm da AMD, será descontinuada

Lançada em fevereiro desse ano, a AMD trouxe ao mercado a Radeon VII, que chegou como a primeira placa de vídeo mainstream em 7 nm, equipado com uma GPU Vega 20 com 3840 Stream Processors e 16 GB de VRAM HBM2, e veio inicialmente para ser concorrente da RTX 2080, da Nvidia.

Análise - AMD Radeon VII

Porém, meses depois, apesar de realmente ter uma performance equivalente a RTX 2080, a placa pecava no seu alto consumo de energia, e com sua baixa disponibilidade, recursos que a GPU da Nvidia oferece (Ray Tracing e DLSS, por exemplo), e preço não atrativo, a placa caiu no esquecimento do consumidor e mercado.

Cinco meses depois, a AMD lança sua nova geração de placas de vídeo Navi, também em 7 nm, RX 5700 e RX 5700 XT, e o futuro da Radeon VII foi posta em cheque.

Análise - AMD Radeon RX 5700 XT

Visto que o desempenho da RX 5700 XT se aproxima bastante da Radeon VII, porém, custando praticamente a metade do preço e com uma eficiência energética bem melhor, segundo o site Cowcotland, a AMD teria declarado oficialmente a "fim da linha" para Radeon VII, assim descontinuando a produção e venda da GPU.

Logo, não estranhe de haver uma redução de preço nas Radeon VII, que provavelmente as lojas estarão fazendo para acabar de vez com os estoques disponíveis.

  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?