Nvidia lança app de benchmark gratuito FrameView, que também funciona em GPUs Intel e AMD

Descontente com outras soluções de análise de performance que são "muito pesadas", a Nvidia lançou seu próprio software de benchmark, o FrameView. Anunciado pela companhia hoje, o programa pode ser baixado gratuitamente e promete entregar uma experiência leve ao medir dados durante o gameplay.

Descrito por Alexandre Ziebert, responsável pelo marketing técnico da Nvidia, como uma solução similar ao famoso FRAPS, o novo programa pode ser baixado gratuitamente e funciona com praticamente qualquer game, segundo a fabricante de placas de vídeo. O software traz suporte para jogos feitos em DirectX 9, 10,11 e 12, além de OpenGL, Vulkan e Universal Windows Platform (UWP).


Imagem: Nvidia/Divulgação

O FrameView consegue medir fatores como média de frames renderizados, exibidos e mínimos, além de desempenho energético e fatores como performance por watt. O programa também pode ser utilizado com a solução de código aberto PresentMon para captar mais de 30 dados analíticos, que podem ser visualizados em tabelas de aplicativos como Excel.

Todas as informações são exibidas em uma interface simplificada na tela, que promete ser bem leve e customizável. Na postagem em que revela a novidade, a Nvidia diz que seus engenheiros trabalharam para fazer o novo benchmark ter o mínimo de interferência na hora de medir o desempenho.

"Todos os aplicativos de monitoramento de desempenho usam recursos do sistema, afetando os resultados registrados. Com o nosso exército de engenheiros especializados, conseguimos reduzir bastante o custo de rastreamento e gravação de estatísticas, fornecendo resultados mais precisos"
- Andrew Burnes, da Nvidia

Outro ponto interessante é que o programa não é exclusivo das placas de vídeo GeForce e Quadro, feitas pela Nvidia. Segundo a companhia, o FrameView pode ser utilizado para medir a performance de sistemas baseados em Intel e Radeon. Uma ressalva, porém, é que o software não consegue medir com precisão o consumo de energia em GPUs da AMD, algo que, quem sabe, seja corrigido futuramente em um trabalho conjunto entre as companhias.

O Nvidia FrameView pode ser baixado gratuitamente por meio deste site.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Meu nome é Mateus Mognon. Depois de viver 16 anos sem internet no interior de Lagoa Vermelha-RS, eu vim até Florianópolis com apenas um objetivo: sobreviver. Para isso, eu comecei a estudar Jornalismo na UFSC e trabalhar no Adrenaline, onde produzo conteúdos e notícias da forma mais ágil possível. Com pouco salário e muito trabalho, eu sou... O Antigo Estagiário (agora colaborador!)