Apenas 14,75% dos jogadores na Steam usam as placas de vídeo da AMD

As novas placas de vídeo da AMD foram finalmente anunciadas neste final de semana e, com a recente redução do preço de US$ 499 para US$399, devemos esperar uma boa disputa da AMD pelo mercado de GPUs com desempenho intermediário/alto contra as recentes RTX Supers. Com a microarquitetura Navi, litografia de 7 nanômetros, GDDR6 e RDNA, as RX5700 XT trazem muitas inovações para a linha Radeon, e será interessante acompanhar como as novas GPUs vão mudar a presença da empresa em pesquisas de mercado, como a da Steam.

A plataforma de games realiza uma pesquisa mensal que revela o uso de hardware dos consumidores e, de acordo com o levantamento em junho, apenas 14,75% dos "gamers" possuem placas AMD. A verdinha NVIDIA ainda domina as estatísticas com 75,53% e, em terceiro lugar, temos a querida dos gráficos integrados Intel, com 9,6%.

Se formos analisar o uso por modelos individuais, percebemos que o custo benefício tem forte impacto na decisão de comprar uma placa de vídeo. A GPU mais utilizada é a NVIDIA GeForce GTX 1060 com 16% e, logo depois, a GTX 1050 com 10,6%. A surpresa agradável da lista é que, mesmo depois de 6 anos, a GeForce GTX 750 TI continua relevante na quinta posição com 3,15%.  A AMD só aparece na décima primeira posição com a RX580 1,32%.

A pesquisa leva em conta dados adquiridos desde abril de 2018, e também apresenta as mudanças no número usuários de cada placa. De acordo com a pesquisa, a RX580 apresentou um crescimento de aproximadamente 30% em 5 meses — normal, devido ao barateamento do produto, mas não é o caso da sua "equivalente" GTX 1060, que empacou neste ano. A maior rival da RX5700 XT deve ser a RTX 2060 Super, então a nossa review mostra um futuro otimista para a AMD. A RTX 2060 "tradicional" teve um crescimento consistente desde seu lançamento em março, com 0.85% dos usuários.

AMD não traz tecnologia multi-GPU CrossFire nas placas Navi RX 5700 e RX 5700 XT

Claro que isso tudo vai depender de como o desenvolvimento de games vai evoluir nos próximos meses. A AMD não está apostando no RayTracing; mas, os próximos grandes lançamentos  Control, Cyberpunk, Doom, e Call of Duty usarão a tecnologia. Você pode conferir a pesquisa completa e tirar suas próprias conclusões neste link; assista também ao nosso gameplay com a RX5700.

Imagem da chamada: Divulgação/ AMD. Imagem Item: Reprodução/ Polygon

 

  • Redator: Tadeu Antonio Mattos de Souza

    Tadeu Antonio Mattos de Souza