Pesquisa Game Brasil 2019 mostra que 83% dos gamers brasileiros usam smartphone para jogar

Uma pesquisa realizada pela Game Brasil 2019, que traça o perfil do gamer brasileiro, revelou que 83% das pessoas usam o smartphone como plataforma para jogar. O principal motivo apontado pela pesquisa é que os dispositivos móveis são mais práticos e oferecem maior portabilidade para os jogos. 

Pesquisa Painel Brasil

A pesquisa foi feita online, com um público participante de todo o Brasil e foram recolhidas 3.251 respostas e a pesquisa considera como gamer "todos aqueles que afirmaram possuir o hábito de jogar jogos digitais, independente do estilo de jogo, frequência ao longo da semana, duração das partidas e conhecimento sobre jogos, softwares e hardwares relacionados".

A pesquisa mostrou que 53% do público gamer são mulheres e 47% são homens. Quando perguntados sobre a frequência, 41,1% dos homens se consideram jogadores hardcore, contra 25,4%, das mulheres. O smartphone é a plataforma mais usada para jogar entre o público, 83% afirma fazer uso dos seus dispositivos móveis pela praticidade e mobilidade, mesmo que prefiram jogar quando estão em casa. Em segundo lugar fica os consoles, em terceiro Notebooks, em quarto computadores e por último são os tablets.

Quando se trata da plataforma preferida para jogar, 45,3% das pessoas afirmam preferir o smartphone para jogar. Os dados são menores para essa opção porque na primeira anterior era possível selecionar mais de uma opção, enquanto a segunda apenas uma alternativa podia ser escolhida. O panorama geral pode ser visto na imagem abaixo:

O sistema operacional mais usado é o Android, com 79% dos usuários, ele vem seguido do iOS com 16,4%, Windows com 2,2% e 1,2% dos entrevistados não souberam responder qual era o sistema usado em seu smartphone. Quando se trata das marcas, a Samsung fica em primeiro lugar, Motorola é a segunda empresa citada, depois Apple, LG, Asus, e Lenovo 5,6%. Quando questionados sobre qual seria o melhor smartphone para jogo as respostas foram: Samsung 31%, Apple 27,5%, Motorola 18,3%, LG 5,2%, Xiaomi 4,7% e Asus 3,5%. O curioso é que a Xiaomi não aparece nos smartphones usados pelos brasileiros.

O smartphone também aparece como usado para outras funções como: conversar, mandar mensagens, ouvir músicas, ver vídeos e séries, compartilhar arquivos, fazer compras, entre outras funcionalidades. Apenas 1,9% das pessoas afirmaram que usam o smartphone apenas para jogar. Para ver o relatório completo você pode acessar este link.


Imagens: Digital Trends

  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?