Minecraft ganha gráficos realistas em 4K graças a mods Continuum Stratum

Minecraft é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos e se destaca pela jogabilidade aberta e criativa, mas possui gráficos extremamente simples. Com cerca de 10 anos no mercado, o game já possui alguns modificações que alteram esse cenário, e um trabalho que merece destaque é do modder conhecido como "hoddilton".

O desenvolvedor é responsável pelas modificações mostradas no vídeo acima, que trazem gráficos realistas e em alta resolução para o jogo de bloquinhos da Mojang, que pertence à Microsoft. Os mods dão outra roupagem para o game, mas mantendo a essência do título.


Imagem: Divulgação/Continuum Graphics

Segundo a descrição do vídeo, o conteúdo foi rodado em um PC com 16 GB de memória RAM, processador Intel Core i7-6700K e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1080 Ti. Para conseguir deixar Minecraft com cara de jogo triplo A, o desenvolvedor utilizou os pacotes de conteúdo Continuum e Stratum, que são distribuídos por meio deste site e, como era de se esperar, são pagos. Ainda assim, é possível baixar uma demonstração gratuita aqui.

O Continuum é um pacote de shaders que traz ao Minecraft suporte para diversos recursos gráficos de alta qualidade que normalmente estão disponíveis somente em títulos AAA. Já o Stratum é o pacote de modificações que traz texturas mais realistas, com suporte para efeitos como renderização física avançada e mapeamento de oclusão Parallax.


Imagem: Divulgação/Continuum Graphics

De acordo com o site oficial do projeto Continuum Graphics, o pacote de modificações receberá futuramente uma atualização com suporte para Ray Tracing em tempo real, trazendo um novo método de iluminação para Minecraft que promete ser impressionante.

Em abril, o pessoal do Digital Foundry já mostrou um mod de Minecraft trazendo iluminação avançada para o game, que pode ser visto em um gameplay de 30 minutos disponível aqui.

Via: Tweaktown, Tweaktown Fonte: Continuum Graphics, Continuum Graphics
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Meu nome é Mateus Mognon. Depois de viver 16 anos sem internet no interior de Lagoa Vermelha-RS, eu vim até Florianópolis com apenas um objetivo: sobreviver. Para isso, eu comecei a estudar Jornalismo na UFSC e trabalhar no Adrenaline, onde produzo conteúdos e notícias da forma mais ágil possível. Com pouco salário e muito trabalho, eu sou... O Antigo Estagiário (agora colaborador!)