Free Fire ultrapassa Candy Crush e vira game mobile mais jogado no Brasil

A agência Panorama Mobile Time/ Opinion Box realizou uma pesquisa em abril sobre o uso de aplicativos para smartphones e tablets, e revelou que Free Fire é o novo jogo mobile mais popular do Brasil, ultrapassando seu concorrente Candy Crush. De acordo com a empresa, esta é a primeira vez que o game do estúdio King não lidera a lista em suas pesquisas, e agora ocupa o segundo lugar, na frente de Clash Royale, Farm Heroes e PUBG Mobile, que formam o top 5.

O Free Fire apresentou um crescimento surpreendente para o topo da lista. Em 2018, o Battle Royale estava presente em apenas 2% dos smartphones, e em 2019 o número aumentou para 12%. A pesquisa foi realizada com 1.763 indivíduos nascidos no Brasil, que possuem smartphones, e listaram 20 aplicativos presentes nas telas iniciais de seus dispositivos; 954 pessoas informaram que possuíam ao menos um game instalado isso significa que cerca de 54% dos internautas jogam em seus celulares.

Fonte: Reprodução/ Mobile Time, Opinion Box

Infelizmente, a pesquisa informou apenas jogos que estiveram presentes em pelo menos 2% de todas as menções dos entrevistados. Além disso, já que apenas uma parte dos participantes informaram que jogam, a lista de jogos populares tem uma margem de erro maior do que o comum.

“Panorama Mobile Time/Opinion Box — Uso de apps no Brasil é uma pesquisa independente realizada por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções em pesquisas Opinion Box. O questionário foi elaborado por Mobile Time e aplicado online por Opinion Box junto a 1.763 brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. As entrevistas foram feitas ao longo de abril de 2019. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%”. Comunicado oficial da Panorama Mobile Time/ Opinion Box

A pesquisa completa é gratuita e você pode conferir neste link.

Fonte: Reprodução/ Mobile Time, Opinion Box

O avanço de Free Fire

Apesar da declaração da autora desta pesquisa, Free Fire ser o topo da lista nas terras Tupiniquins não é tão surpreendente: de acordo com a empresa de análise de mercado App Annie, o bebezinho da chinesa Garena já era o game mais baixado em 2018. Por fim, o game também foi o com maior número de usuários ativos mensais no ano passado.

Fonte: Reprodução/ App Annie

Além de conseguir funcionar em diversos dispositivos "médios" — ao contrário de competidores como PUBG e Fortnite — a Garena e a 111dots Studios têm atualizado o jogo constantemente desde de seu lançamento em 2017. A gigante chinesa também soube explorar o potencial de produtores de conteúdo nacionais no Youtube e Twitch, e a comunidade de fãs do Free Fire continua ativa.

Fonte: Mobile Time, TecMundo, Mundo Conectado
  • Redator: Tadeu Antonio Mattos de Souza

    Tadeu Antonio Mattos de Souza