Para chefe da Platinum Games, PS5 e Xbox Scarlett são apenas mais do mesmo

Tanto a Sony quanto a Microsoft já revelaram novidades sobre a próxima geração de consoles e prometem trazer dispositivos com tecnologias como SSDs, suporte para Ray Tracing e aprimoramentos de CPU e GPU. Nem todo mundo, porém, está animado com o PS5 e o Xbox ScarlettAtsushi Inaba, chefe da Platinum Games, disse durante a E3 2019 que não se surpreendeu com o que foi apresentado até agora, afinal, tudo isso já existe no PC.

Em entrevista ao VGC, o desenvolvedor disse que as novidades reveladas até agora são importantes e significam avanços para o consumidor, porém, não representam inovações para a indústria como um todo.

"É OK. Eu tenho certeza que as coisas vão ser mais rápidas, os gráficos serão melhores e tudo será mais fácil com menos carregamentos... isso é bom para o consumidor. Mas é mais do mesmo, francamente, comparado com as outras gerações. Não existe nada de disruptivo ou super inovador, se você quer saber"
- Atsushi Inaba, chefe da Platinum Games

De acordo com Inaba, o mercado de consoles está deixando de lado as customizações e adotando cada vez mais tecnologias existentes e que já estão presentes nos computadores. "O hardware para jogos costumava ser focado em chips customizados que você não podia fazer no PC", explica. "Agora, você olha e percebe que elas [as empresas] estão apenas pegando coisas que já existem".


Atsushi Inaba, chefe da Platinum e desenvolvedor de jogos como Okami e God Hand. Imagem: Kotaku

O desenvolvedor usa como exemplo o hardware presente no Switch. Apesar de ser um console que chama a atenção pelo formato híbrido, o dispositivo usa um chip Tegra da Nvidia que já era utilizado em eletrônicos anteriormente, somente recebeu algumas modificações da Nintendo. "É difícil ficar empolgado com coisas que já existem, mas que foram reaproveitadas até certo ponto"

Otimismo com o streaming

Apesar do desânimo com a nova geração de consoles, o responsável pela Platinum Games disse que está mais empolgado para ver o desenvolvimento dos serviços de streaming de games. Para Atsushi Inaba, o lançamento de plataformas como o Google Stadia representa um passo maior para a indústria.

"Coisas como plataformas em nuvem representam inovação e algo muito, muito diferente", opina o desenvolvedor, "são plataformas que me entusiasmam e onde eu sinto que há muito mais inovação acontecendo".

A nova geração de consoles deve chegar ao mercado em 2020, enquanto o Google Stadia faz sua estreia em um grupo seleto de países ainda este ano. E aí, você concorda com as opiniões do chefe da Platinum Games? Diga o que você acha nos comentários!

Créditos da imagem de chamada: Platinum Games.

Via: VGC
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Meu nome é Mateus Mognon. Depois de viver 16 anos sem internet no interior de Lagoa Vermelha-RS, eu vim até Florianópolis com apenas um objetivo: sobreviver. Para isso, eu comecei a estudar Jornalismo na UFSC e trabalhar no Adrenaline, onde produzo conteúdos e notícias da forma mais ágil possível. Com pouco salário e muito trabalho, eu sou... O Antigo Estagiário (agora colaborador!)