Libra é a criptomoeda global que chega em 2020 e será compatível com WhatsApp e Facebook Messenger

Após muitos rumores, o Facebook anunciou oficialmente a Libra, uma criptomoeda feita em parceria com grandes nomes da indústria e que chega oficialmente em 2020. O ativo é baseado em blockchain e promete entregar pagamentos seguros e com privacidade ao usuário.

A Libra é feita em conjunto com diversas companhias de tecnologia e também do mundo financeiro. Os nomes envolvidos incluem startups como Spotify, Lyft e Uber, além de Visa, Mastercard e PayPal. O Mercado Pago, que pertence ao grupo argentino Mercado Livre, também está na iniciativa.

Apesar da rede social de Mark Zuckerberg ser a principal porta-voz da iniciativa, o Facebook afirma que a criptomoeda será responsabilidade da Libra Association, uma organização independente e sem fins lucrativos sediada em Genebra que vai regular a novidade.

Segundo o site oficial da iniciativa, o objetivo da nova moeda é oferecer uma experiência pensada para o mundo digital, seguindo princípios como mobilidade, agilidade, escalabilidade e segurança. O grupo de empresas por trás da iniciativa também promete que o valor do ativo será estável. 

Você pode conferir todas as informações técnicas sobre a moeda digital Libra no site oficial da iniciativa, que está disponível integralmente em português brasileiro.

Pagamentos via WhatsApp e Messenger


Imagem: Facebook/The Verge

Apesar de não ter todo o poder em cima da criptomoeda, o Facebook também anunciou uma nova subsidiária que vai auxiliar nos ganhos em cima do ativo: a carteira digital Calibra, que permitirá transações com a nova moeda digital por meio dos aplicativos Messenger e WhatsApp.

Segundo Kevin Weil, vice-presidente de produto da nova empresa, a carteira digital Calibra também funcionará de forma independente dos apps do Facebook e poderá ser baixada como aplicativo independente no Android e iOS.


Imagem: Facebook/ The Verge

O objetivo da empresa é popularizar a Libra como um dinheiro global e que possa ser utilizado diariamente, em ações como pagar contas e fazer compras.

“Queremos tornar o envio de dinheiro tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto”
-  Kevin Weil, vice-presidente de produto da Calibra,

A Calibra também promete que o usuário não precisará se preocupar com questões de privacidade: mesmo com o uso no WhatsApp ou Messenger, os dados financeiros ficarão separados da parte social dos aplicativos, pelo menos é o que a companhia promete.

O lançamento da Libra vai acontecer em 2020, mas ainda não temos informações sobre a chegada da iniciativa no Brasil. Os detalhes sobre o funcionamento da moeda digital também são escassos, mas o anúncio já está movimentando o mercado financeiro. Com a revelação da novidade e os olhos se voltando para as criptomoedas, a Bitcoin voltou a crescer e está sendo negociada por mais de US$ 9 mil.

Via: The Verge
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Meu nome é Mateus Mognon. Depois de viver 16 anos sem internet no interior de Lagoa Vermelha-RS, eu vim até Florianópolis com apenas um objetivo: sobreviver. Para isso, eu comecei a estudar Jornalismo na UFSC e trabalhar no Adrenaline, onde produzo conteúdos e notícias da forma mais ágil possível. Com pouco salário e muito trabalho, eu sou... O Antigo Estagiário (agora colaborador!)