Libra é a criptomoeda global que chega em 2020 e será compatível com WhatsApp e Facebook Messenger

Após muitos rumores, o Facebook anunciou oficialmente a Libra, uma criptomoeda feita em parceria com grandes nomes da indústria e que chega oficialmente em 2020. O ativo é baseado em blockchain e promete entregar pagamentos seguros e com privacidade ao usuário.

A Libra é feita em conjunto com diversas companhias de tecnologia e também do mundo financeiro. Os nomes envolvidos incluem startups como Spotify, Lyft e Uber, além de Visa, Mastercard e PayPal. O Mercado Pago, que pertence ao grupo argentino Mercado Livre, também está na iniciativa.

Apesar da rede social de Mark Zuckerberg ser a principal porta-voz da iniciativa, o Facebook afirma que a criptomoeda será responsabilidade da Libra Association, uma organização independente e sem fins lucrativos sediada em Genebra que vai regular a novidade.

Segundo o site oficial da iniciativa, o objetivo da nova moeda é oferecer uma experiência pensada para o mundo digital, seguindo princípios como mobilidade, agilidade, escalabilidade e segurança. O grupo de empresas por trás da iniciativa também promete que o valor do ativo será estável. 

Você pode conferir todas as informações técnicas sobre a moeda digital Libra no site oficial da iniciativa, que está disponível integralmente em português brasileiro.

Pagamentos via WhatsApp e Messenger


Imagem: Facebook/The Verge

Apesar de não ter todo o poder em cima da criptomoeda, o Facebook também anunciou uma nova subsidiária que vai auxiliar nos ganhos em cima do ativo: a carteira digital Calibra, que permitirá transações com a nova moeda digital por meio dos aplicativos Messenger e WhatsApp.

Segundo Kevin Weil, vice-presidente de produto da nova empresa, a carteira digital Calibra também funcionará de forma independente dos apps do Facebook e poderá ser baixada como aplicativo independente no Android e iOS.


Imagem: Facebook/ The Verge

O objetivo da empresa é popularizar a Libra como um dinheiro global e que possa ser utilizado diariamente, em ações como pagar contas e fazer compras.

“Queremos tornar o envio de dinheiro tão fácil quanto enviar uma mensagem de texto”
-  Kevin Weil, vice-presidente de produto da Calibra,

A Calibra também promete que o usuário não precisará se preocupar com questões de privacidade: mesmo com o uso no WhatsApp ou Messenger, os dados financeiros ficarão separados da parte social dos aplicativos, pelo menos é o que a companhia promete.

O lançamento da Libra vai acontecer em 2020, mas ainda não temos informações sobre a chegada da iniciativa no Brasil. Os detalhes sobre o funcionamento da moeda digital também são escassos, mas o anúncio já está movimentando o mercado financeiro. Com a revelação da novidade e os olhos se voltando para as criptomoedas, a Bitcoin voltou a crescer e está sendo negociada por mais de US$ 9 mil.

Via: The Verge
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?