Chipset X590 volta a aparecer, talvez conte com mais linhas PCIe 4.0

Com o anúncio oficial da terceira geração Ryzen e o novo chipset X570, os rumores sobre um suposto chipset X590 deram "uma acalmada", mas agora estão de volta. Um update de BIOS em uma placa X570 da Gigayte faz referência a esse chipset não anunciado.

Entre os código, há uma linha que fala de "X570/X590 Chipset", fazendo uma alusão a esse chipset que se posicionaria acima dos X570.

A dúvida é: qual seria o diferencial dessa linha. As placas-mãe X570 já são modelos entusiastas, e estão chegando com um custo mais elevado que o das suas antecessoras, as X470. Elas também já contam com as tecnologias mais modernas, com destaque para o PCI Express 4.0. 


Alguns modelos X570

Entre as possibilidades, surge a especulação que esse pode ser chipset da próxima linha Threadripper, algo que Lisa Su já indiciou que está a caminho. Porém o esperado, se mantida a nomenclatura da geração anterior, é que ela se chamasse X599. Outro palpite é que o X590 traria mais linhas PCIe, subindo dos 16 disponíveis na X570 para 24

Outro indício veio de "1usmus", usuário no Twitter e criador do DRAM Calculator for Ryzen, utilitário que ajuda a encontrar uma frequência e timmings mais adequados para alta performance no sistema. Ele chegou a postar uma foto com a mensagem "X590 coming soon" com apenas bordas de uma placa-mãe visível, porém tirou o tweet do ar. Como a internet nunca esquece, o print ainda está por aí pra quem quiser ver.

Por hora não há nenhuma confirmação da existência desse produto. O que está confirmado são as placas X570 e processadores Ryzen 3000, que chegarão ao mercado no dia 07/07. Fique de olho no Adrenaline para futuros testes com as novas tecnologias a caminho!


Créditos de imagens: Divulgação AMD. TechPowerUp. Guru3D

Via: tom's Hardware, Guru3D
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?