Gigabyte lança SSD NVMe "mais rápido do mundo" com PCIe 4.0 e até 2 TB

A Gigabyte começou a distribuir o SSD Aorus NVMe Gen4, que se destaca não apenas pelo armazenamento, mas também pela velocidade. Segundo a fabricante, o produto é o SSD mais rápido do mundo e entrega uma leitura sequencial de 5.000 MB/s graças ao uso da tecnologia PCIe 4.0 aliada ao padrão NVMe.

Segundo a Gigabyte, a adoção do PCIe 4.0 garante um desempenho 40% maior em comparação aos SSDs atuais. Além da leitura de 5 GB/s, o produto também entrega uma escrita sequencial de até 4.400 MB/s, de acordo com a fabricante.


Imagem: Gigabyte

Além de ser um grande passo para a Gigabyte, o lançamento do SSD é um marco para a indústria, já que marca a chegada do poder do PCIe 4.0 no mercado de armazenamento. O novo padrão é capaz de entregar produtos com velocidade de até 15 GB/s e 8 TB de armazenamento.

"Quando a especificação PCIe 4.0 foi anunciada, a Gigabyte já estava um passo à frente na preparação para o desenvolvimento do produto", explicou Jackson Hsu, Diretor da Divisão de Desenvolvimento de Produtos de Canal da Gigabyte. "Através do menor tamanho e atributos superiores de desempenho da interface NVMe PCIe 4.0 M.2, os usuários em busca de desempenho poderão alcançar o melhor desempenho com SSD".

Bastante armazenamento e resfriamento de ponta

Toda essa potência vem aliada com bastante capacidade de armazenamento: o dispositivo está disponível em variantes de 500 GB, 1 TB e 2 TB. Vale ressaltar, também, que o produto segue o formato M.2, que é mais compacto e não usa cabos como os SSDs feitos no padrão SATA. 


Imagem: Gigabyte

O Aorus NVMe Gen4 também promete não decepcionar no resfriamento. O dispositivo de armazenamento conta com uma construção feita em cobre e usa tecnologia de condução LAIRD, que garante uma melhor transferência de calor entre o produto e os dissipadores.

"Comparado com SSDs com cobertura de um único lado ou dissipadores de calor menores, o AORUS NVMe Gen4 SSD fornece dissipação superior para mitigar o calor gerado em altas temperaturas quando o SSD está em operação, prolongando a vida útil do produto e reforçando o desempenho do SSD."
- Gigabyte, em comunicado enviado à imprensa

No anúncio da distribuição do Aorus NVMe Gen4, a Gigabyte também diz que o seu novo SSD passou por rigorosos testes de temperatura e pressão com várias placas-mães. Segundo a empresa, o produto se saiu bem nos testes de estresse e está pronto para chegar ao mercado com garantia de qualidade e durabilidade.

A Gigabyte já começou a distribuir o Aorus NVMe Gen4 mundialmente e o produto deve chegar ao mercado em breve. A empresa não menciona o preço do SSD em seu anúncio, mas levando em conta a velocidade e as capacidades entre 500 GB e 2 TB, com certeza teremos um valor salgado. Você pode saber mais informações sobre os dispositivos no site oficial da marca.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?