Intel lança SSDs 660p séries QLC NAND de 512GB, 1TB e 2TB para o mercado brasileiro

Apesar da Intel não ter uma participação significativa de SSDs no Brasil, a empresa decidiu trazer a linha Intel SSD 660p, com versões de 512GB, 1TB e 2TB de capacidade para o mercado brasileiro. Os preços estão bem variados e a empresa não definiu um valor sugerido que os seus produtos devem seguir, deixando a cargo de escolha das lojas.

Primeiro SSD com memória QLC NAND, Intel 660p começa a aparecer em lojas

A Intel enviou uma versão, um tanto exótica, pra nós aqui na redação:

O foco desses SSDs são os consumidores domésticos e pretendem atender os usuários que estão migrando de HDs para SSDs, que estão procurando custo benefício. Apesar de que pode atender bem algumas necessidades gamers, a Intel recomenda o uso da linha 760p para esses casos. Os SSD 660p têm formato M.2 2280 e interface NVMe, PCI Express 3.0.

A maior vantagem dessa linha é que eles são equipados com memórias QLC NAND de 64 camadas com PCIe x4, que consegue armazenar quatro bits por célula. É importante lembrar que essa tecnologia afeta a durabilidade do produto, o que faz com que a vida útil deles seja menor. Ele consegue atingir velocidades de leitura de até 1.800MB/s e de escrita de até 1.100MB/s.

A Intel está dando garantia de cinco anos para todos os SSDs da linha e os preços encontrados (no dia da publicação) variam de R$450, nas versões de 512GB, chegando até R$1.600, na maior capacidade de 2TB.


Créditos imagem: pcper

  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso