Intel vai lançar software de overclock de CPU e novos Core X ainda este ano

A Computex 2019 já está rolando e agora foi a vez da Intel apresentar algumas novidades que devem dar as cara ainda este ano. A primeira delas é a confirmação da chegada de novos processadores Core X, que apesar de não ter uma data de lançamento, estão previstos para chegar no outono do hemisfério norte (entre setembro e dezembro). Provavelmente as nova CPUs deverão vir com a microarquitetura Cascade Lake-X, mas a empresa decidiu esconder os detalhes. 

Outra revelação foi o Intel Performance Maximizer, software que faz overclock automático em processadores K de 9ª geração. Segundo a Intel, o software será capaz de analisar a velocidade máxima alcançada em cada um dos núcleos sem que percam estabilidade. Em uma demonstração feita com um Core i7-9700K, o IPM atingiu 5,2 GHz em todos os núcleos, lembrando que o processador tem 3,6 GHz de frequência e 4,9 GHz boost. Apesar de fornecer o software, Intel aconselha que os usuários que decidirem optar por fazer o overclock em suas CPUs adquiram o PTPP (Plano de Proteção de Ajuste de Desempenho), que basicamente é uma garantia de troca única caso dê algum ruim no processo. Essa “garantia” é vendida junto aos processadores em alguns varejistas específicos, mas seu valor varia de modelo e CPU

Inicialmente o software só poderá ser usados em processadores K, ou seja Core i5-9600K (F), i7-9700K (F) e i9-9900K (F), entretanto, como a ideia é ser uma versão do Ryzen Master da Intel, deve receber suporte a outros modelos posteriormente. O Intel Performance Maximizer estará disponível a partir de junho no site da empresa

Além disso, a Intel ainda confirmou que vai lançar mais 14 processadores de 9ª geração com a plataforma vPro para notebooks, assim como novas Xeon, até o fim do ano. Até lá é esperado que seja lançado o Core i9-9900KS, que promete alcançar 5.0 GHz em cada um dos seus 8 núcleos.

Caso não ocorra (mais) atrasos, o ano da Intel pode ser bem interessante.

Via: guru3d, tomshardware
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?