Processadores Zen 2 devem suportar oficialmente RAM com velocidades JEDEC 3200MHz

Os processadores baseados na arquitetura Zen 2 da AMD – que se iniciará com a linha Ryzen 3000 – deverão ter suporte oficial para velocidades de memória RAM de especificação JEDEC 3200MHz. A informação vem do perfil no Twitter @momomo_us, que segundo o site TechPowerUp possui um bom histórico de acertar em seus vazamentos.

Para sistemas modernos baseados em plataformas da AMD, a relação entre o processador e a memória RAM tem sido muito importante na definição de como será o desempenho do computador. Diversos artigos técnicos foram escritos desde o lançamento da primeira geração de CPUs Ryzen, com o intuito de explicar como a velocidade do módulo de memória afeta na performance total do sistema.

Ainda de acordo com a publicação, existem ferramentas com o intuito de permitir que o usuário extraia o máximo de performance de processadores baseados em AMD Zen através de ajustes finos em overclocking e em timings.

Impacto de RAM mais rápida nos processadores AMD Ryzen e também em Intel

Segundo as informações vazadas, a fabricante norte-americana conseguiu promover avanços significativos no seu controlador de memória, que tornou possível alcançar a especificação base JEDEC 3200MHz. Isso é uma melhoria considerável em comparação com as velocidades DDR4-2666 do Ryzen de primeira geração. Vale lembrar que esse suporte foi atualizado para DDR4-2933 no update para a litografia de 12nm.

Um dos principais motivos para a memória do sistema ser tão importante para CPUs Ryzen está no fato de que o CCX delas usa o barramento de memória como forma de calcular as velocidades do Infinity Fabric. Ou seja, uma maior taxa de transferência de dados da memória resulta num maior desempenho do processador como um todo.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?