Patches de segurança da Intel reduzem desempenho de SSDs; diferença para AMD cai

Os últimos patches lançados para corrigir as falhas de segurança presentes em processadores da Intel trouxeram uma queda de desempenho para usuários de SSDs. Afinal, a cada vulnerabilidade corrigida, a fabricante e seus parceiros eliminaram uma rota que poderia ser utilizada para executar tarefas de maneiras mais rápidas.

Isso afeta o tempo que leva para realizar ações que são limitadas pela performance do armazenamento, incluindo a cópia de arquivos e o carregamento de jogos. Atualização após atualização, sistemas com processadores Intel foram perdendo desempenho em tarefas relacionadas ao SSD.

Esses patches buscam corrigir as falhas de segurança Spectre, Meltdown, Zombieload e Fallout, que foram descobertas ao longo dos últimos meses. Enquanto isso, a AMD não foi afetada pela maior parte dessas vulnerabilidades, o que fez reduzir bastante a distância de performance entre sistemas com CPUs Ryzen e aqueles com Intel Core.

O site Tom's Hardware fez uma série de testes com dois sistemas desktop, um impulsionado por Core i7-9700K e outro por AMD Ryzen 2700X. Ambos foram montados com configurações bastante smilares, incluindo uma placa-mãe ASRock Taichi Ultimate com o firmware mais recente, cooler Noctua NH-U14S, placa de vídeo MSI GeForce GT 720 e 16GB de RAM HyperX Predator RGB DDR4 rodando a 3000MHz.

O SSD utilizado para os testes foi o Intel Optane 905P com 1.5TB de espaço interno. No carregamento do jogo Final Fantasy XIV, por exemplo, o sistema Intel passou de 37,4 segundos de carregamento para 39,7 depois dos patches – um aumento de mais de 2 segundos, ou desempenho 6% inferior. Enquanto isso, o desktop com AMD levou apenas 38,1 segundos.

No benchmark sintético Diskbench, a plataforma Intel passou de 1.044MB/s para 958MB/s, uma queda de 8,2%. O sistema AMD registrou 972MB/s, novamente passando a empresa concorrente em termos de desempenho depois dos updates.

Confira abaixo outros resultados obtidos pela publicação:

  

Via: Toms Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor lançamento de setembro de 2019?