Diagrama em bloco do chipset para placas-mãe AMD X570 aparece na internet

O chipset para placas-mãe de nova geração, AMD X570, teve um suposto diagrama em bloco seu vazado nos fóruns Chiphell. De acordo com o site Guru3D, ele não vem oficialmente da AMD, mas provavelmente vazou de uma parceira da fabricante norte-americana.

Site oficial: Socket AMD AM4

Já havia sido confirmado anteriormente que a plataforma irá trazer suporte para a tecnologia PCI-Express Gen 4.0, mas o diagrama traz uma nova luz sobre o assunto. Se ele for verdade, as placas-mãe AMD X570 poderão ter um único slot PCIe x16 ou dois slots PCIe x8 – ambas as opções possuem a mesma largura de banda total.

Como as linhas PCIe para a placa de vídeo sempre são ligadas com o processador, isso significaria que a linha Ryzen 3000 terá capacidade de suportar 16 lanes apenas para o processamento gráfico. As novas CPUs da AMD deverão se conectar com o chipset X570 usando quatro lanes PCIe 4.0 x4.

As placas-mãe de nova geração baseadas em tecnologia da AMD poderão suportar até quatro portas USB 2.0, outras quatro USB 3.0 e mais duas USB 3.1. Junto disso, as fabricantes poderão implementar seis sockets SATA 6 Gbps, dois sockets M.2 e três slots PCIe 4.0 x1 e um PCIe 4.0 x4.

O site Guru3D ainda aponta para um futuro de extremo desempenho para armazenamento com tecnologia NVMe. Afinal, com 4x linhas compatíveis com PCIe 4.0 para SSDs M.2, seria teoricamente possível alcançar velocidades de transferência de até 7Gb/s.

Via: Guru3D, Guru 3D
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?