Intel anuncia ModernFW, firmware minimalista para plataformas de servidores em nuvem

A Intel anunciou o seu novo firmware minimalista para plataformas de servidores em nuvem, o ModernFW, que tenta fugir dos problemas dos softwares desse tipo para computadores tradicionais. Segundo o site TechPowerUp, os firmwares que estamos acostumados a usar em novos computadores se tornaram muito grandes e ineficientes.

A nova tecnologia da Intel traz uma abordagem experimental na tentativa de criar um estilo de firmware viável para máquinas que operam servidores na nuvem. Para satisfazer os requisitos de novas plataformas que precisam ser criadas e adaptadas de maneira facilita, a Intel decidiu criar um novo pacote que ajudará com a tarefa. O novo firmware tem como alvo pacotes X86_64 do standpoint ISA e sistemas operacionais baseados em kernel Linux.

Ainda conforme a notícia, um exemplo de um lugar onde esse pacote de software pode ser útil é em lugares onde uma integração mais vertical se faz necessária. Por exemplo, existem tentativas de tentar remover a maior quantidade de funcionalidades possíveis do firmware para o sistema operacional, tornando o firmware mais fácil de usar e criar.

Os objetivos atuais do Modern FW incluem criar um processo moderno e nativo de boot em 64-bits, assim como manter o mínimo de firmware necessário para que a máquina consiga ligar e se manter sozinha. A Intel também tem como objetivo eliminar dispositivos do antigos, ter suporte minimo para dispositivos virtuais e emulados e transferir o trabalho para o sistema operacional quando for possível.

Via: Intel GitHub, TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?