Pesquisa da Datafolha revela perfil e os hábitos dos gamers brasileiros

O instituto de pesquisas Datafolha divulgou um novo estudo onde tenta mapear qual é o perfil e os hábitos dos gamers brasileiros, incluindo a frequência com que jogam, se assistem vídeos sobre o assunto e a sua plataforma de preferência. A pesquisa é inédita e foi encomendada pela organização da feira de jogos Brasil Game Show (BGS).

Site oficial: Brasil Game Show

“Com 75 milhões de jogadores e um faturamento em torno de US$ 1,5 bilhão, os números da indústria de games no Brasil já impressionam, e sabemos que ainda há muito potencial para crescer. Por isso, uma pesquisa como essa, feita com quem gosta e consome jogos, é extremamente relevante, tanto para empresas do setor avaliarem suas estratégias e conduzirem seus negócios, como para outros segmentos da economia, que podem, a partir desses dados, dirigirem seus investimentos mais assertivamente”
- Marcelo Tavares, criador e CEO da Brasil Game Show

Na parte das plataformas, 73% dos entrevistados usavam consoles para jogar, enquanto 67% dos jogadores utilizam um computador. Já 56% se aproveitam das capacidades de seus smartphones ou tablets para rodar games. Como você já deve ter percebido, a conta dá mais do que 100%, pois algumas pessoas utilizam mais de uma plataforma. Inclusive, 25% de todos os entrevistados usam todas as opções citadas em conjunto (console, PC e dispositivos móveis).

“Esse crescimento se deve à paixão dos fãs, que não só desejam o game ou plataforma mais atual, mas movimentam o setor consumindo produtos que vão melhorar sua experiência no jogo e também fora dele. Os gamers estão construindo um lifestyle próprio e querem ser vistos como pertencentes a uma comunidade”.
- Marcelo Tavares, criador e CEO da Brasil Game Show

A pesquisa da Datafolha também apurou que os produtos que esses usuários mais consomem são jogos (35%), assim como peças de vestuário (24%) e periféricos (19%) como mouses, teclados e headsets. Mesmo assim, 90% dos entrevistados disseram que pretendem adquirir algum produto gamer dentro dos próximos 12 meses. 93% ainda disseram que assistem com frequência a vídeos sobre jogos na internet.

“O mercado de games é extremamente promissor e nos últimos anos tem tido um rápido amadurecimento, motivado por consumidores que seguem jogando durante a vida adulta e pela constante inovação da indústria, que atrai cada vez mais investimentos, patrocínios e visibilidade”
- Paulo Alves, gerente de pesquisa de mercado do Datafolha

A Brasil Game Show 2019 acontece entre os dias 9 e 13 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. A pesquisa da Datafolha ouviu 673 visitantes da última edição entre os dias 11 e 14 de outubro de 2018.

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.