SK Hynix vai dar início as amostragens de memórias QLC 4D NAND de 96 camadas

A SK Hynix anunciou que vai dar início as amostragens das suas primeiras memórias QLC 4D NAND flash de 96 camadas. Se você não se lembra, no ano passado a empresa apresentou o seu conceito para tornar o custo das memórias NAND mais baixo com o projeto de “empilhar” o circuito periférico sob as camadas de células de memória. 

SK Hynix anuncia memória 4D NAND, que deve permitir SSDs ainda mais baratos

Durante o evento em que a tecnologia foi revelada, a empresa também apresentou seu roadmap para confirmar que as primeiras amostragens das memórias 4D NAND seriam feitas ainda em 2018 e, posteriormente, seriam apresentadas as memórias TLC (Triple Level Cell,) 4D NAND e as QLC (Quad Level Cell) 4D NAND. Conforme o seu planejamento, a SK Hynix dará início as amostragens das memórias QLC 4D NAND baseadas em CTF (Charge Trap Flash) com produto de 1TB, que está sendo enviado para as principais fabricantes de controladores de SSDs dispositivos de armazenamento NAND.

Dentre as principais vantagens citadas pela SK Hynix está o armazenamento por célula que garantem uma maior densidade em comparação com o TLC e seu desempenho em processar até 64 KB de dados simultâneos, graças a sua arquitetura. A empresa também está trabalhando para desenvolver seu próprio algoritmo e controlador de software QLC, visando expandir os seus produtos para diversos clientes. 

"Planejamos lançar nosso próprio SSD baseado em QLC a partir do próximo ano, quando a demanda por QLC NAND corporativo deverá se tornar significativa. Em particular, pretendemos estabelecer uma posição sólida no mercado de eSSD de alta densidade, que estão substituindo as unidades de disco rígido (HDD), com soluções NAND Flash de até 16TB (terabytes) ou maiores.”

Han Joo Na, vice-presidente da SK Hynix

Apesar das memórias QLC ainda serem menos confiáveis do que as TLC ou MLC para o segmento corporativo, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa de Mercado, IDC, afirma que seu uso deve aumentar 19% em 2023, isso por conta da substituição dos HDDs que já estão registrando quedas contínuas em suas vendas

Via: tomshardware, techpowerup
Assuntos
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?