Microsoft lança plataforma para a criação de robôs com inteligência artificial

Durante a conferência Build 2019, a Microsoft anunciou o lançamento de uma plataforma focada na criação de robôs autônomos, que usam inteligência artificial para a realização de tarefas mais mecânicas. A novidade utiliza a estrutura da Azure e já era esperada, uma vez que a companhia adquiriu, no ano passado, a Bonsai, uma startup especializada em aprendizado de máquina.

Utilizando o software baseado na tecnologia da Bonsai e a nuvem da Microsoft, a nova plataforma conta com ferramentas de simulação para ensinar robôs a realizarem funções de forma autônoma.

"Máquinas estão progredindo no caminho de serem completamente manuais para terem uma função automatizada fixa e finalmente então se tornarem inteligentes, quando elas poderá lidar com situações do mundo real por conta própria. Nós queremos ajudar a acelerar essa jornada, sem pedir que nossos consumidores tenham um exército de especialistas em inteligência artificial".
- Gurdeep Pall, vice-presidente de negócios de IA na Microsoft

Durante a conferência de apresentação da novidade, a Microsoft utilizou como exemplo a Toyota Material Handling, uma empilhadeira da fabricante automotiva japonesa que utiliza inteligência artificial e consegue trabalhar sem o auxílio de um ser humano.


Imagem: Microsoft | TechCrunch

De acordo com a Microsoft, o objetivo do novo projeto é alavancar a tecnologia para que cada vez mais robôs autônomos sejam criados para realizarem sozinhos funções mais mecânicas e que não exigem a supervisão de um humano.

Ainda assim, a empresa ressalta que a presença de funcionários de carne e osso será necessária para trabalhos mais complexos, bem como para direcionar e monitorar os dispositivos autônomos.

A Microsoft Build 2019 começou ontem, 6, e acontece até amanhã em Seattle. Fique ligado no Adrenaline e no site Mundo Conectado para ficar por dentro de todas as novidades do evento.

Via: Mundo Conectado, Venture Beat
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?