É oficial: PS5 vai vir com retrocompatibilidade, SSD, suporte a 8K e ray tracing

A Sony enfim divulgou, oficialmente, algumas das características oficiais do PS5. A empresa parece estar investindo pesado no hardware de seu próximo console e é por isso que ela convidou Peter Rubin, da Wired, para uma entrevista exclusiva com Mark Cerny, chefe do desenvolvimento do vídeo game da próxima geração. Cerny chegou a fazer uma demonstração de um dev-kit e confirmou algumas características que podemos esperar do PS5: retrocompatibilidade, um SSD customizado e, surpreendentemente, suporte a ray tracing!

Opinião: O que esperar do próximo Playstation? Vai dar pra jogar em 8K? Ray Tracing? SSD mais rápido?

O pessoal do Playstation parece ter "sentido" o impacto da chegada do Xbox One X e decidiu adotar uma estratégia parecida de divulgação, convidando um jornalista para falar exclusivamente do hardware antes de uma revelação mais chamativa, assim como a Microsoft fez com o pessoal da Digital Foundry antes de lançar seu mais recente console. Muitas das características foram confirmadas na conversa entre Cerny e Rubin, mas o jornalista chegou a ver uma demonstração, de Marvel's Spider-Man rodando num dev-kit.

Cerny queria mostrar a diferença que faz o SSD do sistema principalmente em tempos de carregamento. Rodando num PS4 Pro, o jogo do Homem-Aranha precisou de 15 segundos para carregar uma nova área do jogo durante uma viagem rápida. No dev-kit, o jogo precisou de 0,8 segundos para fazer a mesma viagem rápida. O desenvolvedor não entrou em detalhes específicos de como o SSD funciona (se roda numa interface PCIe 4.0, ou algo do tipo), mas declarou que é bem mais rápido do que as opções que estão atualmente disponível no mercado de PCs domésticos.

O tempo de carregamento caiu de 15 para 0,8 segundos com o novo SSD customizado

Outro grande destaque da entrevista foi a revelação do suporte a ray tracing. Isso é especialmente interessante porque, até o momento, a AMD ainda não confirmou planos de suporte nativo para a tecnologia, mas a GPU Navi customizada no PS5 vai ser compatível. E isso pode ser de fábrica da AMD ou pela customização dos engenheiros da Sony, a declaração de Cerny não deixa claro. Ele também confirmou a presença da CPU da geração Zen 2 em 7nm, como seria de se esperar a essa altura.

O texto da visita de Rubin à Sony é um bocado extenso e traz mais alguns destaques que podemos esperar para o PS5, que vou listar a seguir para ficar mais simples:

- Suporte a mídias físicas e retrocompatibilidade
- Suporte a 8K
- PSVR compatível com novo console
- 3D áudio de nova geração
- Não será lançado em 2019

Mark Cerny também confirmou que tem um bom número de jogos que vão sair para o PS4 e PS5 ao mesmo tempo na transição de geração, sem listar nenhum nome específico. 

Fonte: Wired
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

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