Destinatário ausente? Correios cria armário de encomendas para condomínios

Ninguém gosta de esperar ansiosamente pela entrega dos Correios e depois descobrir que o entregador tentou entregar mas não encontrou ninguém para receber o objeto. Quando isso acontece, a encomenda pode ficar sem ser entregue por muito tempo e, se a tentativa ocorrer mais vezes sem sucesso, você precisará retirar na empresa.

Para tentar resolver essa frustração e também facilitar a logística da própria empresa, os Correios criaram um armário para armazenar as encomendas de quem não estava presente para receber. Essa solução, no entanto, é voltada apenas para condomínios sem portaria e dependem do interesse do condomínio para ser instalado.

Como funciona

O bloqueio e desbloqueio do armário funciona com senha em um painel digital, com tela sensível ao toque. O entregador deixa a encomenda no número especificado utilizando sua senha e o dono pode retirar a entrega quando quiser.

Abaixo a descrição dos Correios sobre como funciona:

Passo 1: Quando houver encomendas destinadas a condomínios que aderiram a solução, o carteiro acessará o equipamento.

Passo 2: Após escolher a dimensão do compartimento e selecionar a unidade habitacional à qual a(s) encomendas(s) se destina(m), o equipamento destravará um escaninho para que o carteiro deposite a(s) encomenda(s).

Passo 3: Para retirar as encomendas, os moradores devem se identificar na caixa de correio inteligente.

Após a identificação, o equipamento destravará o compartimento para que o morador retire as encomendas.

Observação: caso queira ser notificado por meio de mensagens SMS sobre a disponibilidade das encomendas para retirada, cadastre o número de telefone celular na página de rastreamento de objetos do site dos Correios.

Como contratar

O armário segue padrões especificados pelos Correios e só pode ser adquirido através de empresas credenciadas, atualmente duas, Azanonatec e CollectSpot. Também há uma página no site dos Correios para condomínios que tiverem interesse no assunto.

Por enquanto, essa solução está disponível apenas nas cidades a seguir:

DF: Brasília
GO: Goiânia
MG: Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima
PR: Curitiba
RS: Porto Alegre
SC: Florianópolis, São José
SP: Campinas, São Paulo, Barueri, Osasco, Guarulhos

Caso queira mais detalhes sobre as especificações, também pode conferir esta outra página dos Correios em que ele lista todas as características físicas que o armário deve ter.

Fonte: Correios
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?