AMD Rome Epyc, com seus 64 núcleos e 128 threads, aparece no Sandra operando a 2.2 GHz

Esse final de semana tentamos saciar sua sede por quantidades absurdas de núcleo no nosso comparativo entre o Core i9-9980XE e o Threadripper 2990WX, mas se 32 núcleos parece pouco para suas necessidades, o AMD Epyc de segunda geração pode ser o que você procura. O novo processador baseado na microarquitetura Zen em 7 nanômetros e com codinome Rome apareceu no software SiSoft Sandra, com toda a exuberância de 64 núcleos e 128 threads.

Artigo: Duelo de CPUs "monstro":
AMD Threadripper Ryzen 2990WX vs Intel Core i9-9980XE

O "AMD ZS1406E2VJUG5_22 / 14_N" é um modelo direcionado para datacenters e servidores que farão bom uso dessa quantidade absurda de núcleos e threads. De acordo com o software, a peça de engenharia tinha o clock base de 1.4GHz conseguindo atingir 2.2.GHz em todos os núcleos. É sempre bom lembrar que subir frequência em um processador com quatro ou oito núcleos, por exemplo, é um mundo completamente diferente que acelerar uma "besta" com 64 núcleos. 

AMD Epyc "Rome" de 7nm aparece em suposto
benchmark do Cinebench R15 com 12.587 pontos

Outras configurações também ficam evidentes no software, como os 512kb de cache L2 para cada núcleo e os 256MB de cache L3. O processo de fabricação será os 7nm nos núcleos, enquanto um IO chip feito em 14nm vai dar conta de interligar esse "mundaréu" de núcleos através do Infinity Fabric. Os chips Epyc 2, codinome Rome, são baseados no Zen2, tecnologia que também irá equipar os processadores Ryzen 3000, obviamente bastante subdimensionados comparado a esse modelo para datacenters. 

Via: Guru3D
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Half-Life veio, e é em realidade virtual. Agora embala os óculos de realidade virtual?