Google utiliza múltiplas GPUs na Stadia, confira o benchmark de demonstração em 4K

A Google anunciou ontem sua plataforma de jogos baseados na nuvem, a Stadia. A gigante da tecnologia roda o jogo desejado em seus datacenters e você apenas joga, no smartphone, notebook, computador, ou até mesmo na TV com um Chromecast.

Stadia traz games para qualquer dispositivo
e tem mais desempenho que os consoles

Para isso, foi necessário trabalhar em parceria com a AMD para estudar uma maneira de conseguir equilibrar o desempenho nos jogos, já que é prometido um gameplay em 4K60fps.

Os computadores rodarão jogos utilizando múltiplas GPUs, uma única será responsável por maior parte da demanda de processamento enquanto outras serão utilizadas eventualmente de acordo com a necessidade para fluidos, partículas e outros trechos mais pesados. Confira um benchmark da plataforma em 4K abaixo.

Sabemos que a Stadia utiliza uma nova GPU da AMD e que tem desempenho bem acima dos videogames atuais, sendo pensada para atingir 8K em um futuro não tão distante, apesar de o 4K atualmente ainda ser pouco utilizado.

A própria Google mencionou que ainda não estamos muito prontos para receber tanta qualidade, mas que eles estão se preparando para o que vem nas próximas gerações.

Muitas dúvidas ainda permanecem sobre a Stadia, que será lançada ainda nesse ano, apesar de chegar primeiro nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Sabemos que em países como o Brasil a implementação desse serviço tem como principal obstáculo a qualidade de internet, tirando isso, estamos muito próximos de desfrutar de jogos completamente na nuvem.

Outras empresas estão trabalhando para trazer serviços na nuvem, um exemplo é a Microsoft, que tem se dedicado ao xCloud, também com o foco em levar o seu jogo para múltiplos dispositivos.

Fonte: Ul Benchmarks
  • Redator: Neri Neto

    Neri Neto

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?