Stadia Controller: como o controle da Google promete driblar o lag ao jogar na nuvem

Após muitas expectativas, a Google finalmente realizou seu evento na Games Developer Conference 2019 e revelou a Stadia, sua nova plataforma para games. A apresentação foi focada em tecnologias de nuvem, mas a companhia também acabou apresentando um hardware: o Stadia Controller, um joystick voltado para o projeto da empresa e que promete driblar o lag que persegue serviços que transmitem jogos por meio da web.

Como revelado pela Google, a plataforma de streaming poderá ser utilizada com mouse, teclado ou qualquer outro periférico existente, incluindo controles USB e Bluetooth. Ainda assim, o joystick próprio da Stadia promete entregar uma experiência diferenciada para os usuários.

Para começar, o controle é pensado para jogos rodados por meio de cloud computing. Enquanto os controles tradicionais precisam ser conectados ao console ou PC para funcionarem, o Stadia Controller se conecta diretamente ao game na nuvem via Wi-Fi.

O Stadia Controller se conecta diretamente com a nuvem via Wi-Fi

Com a retirada do hardware intermediador do caminho, o periférico diminui a diferença de tempo entre o comando ser dado e recebido pelo jogo. Apesar da Google não ter divulgado imagens do produto em funcionamento, o conceito promete diminuir consideravelmente o lag, um dos principais problemas presentes nas plataformas de transmissão de games disponíveis atualmente.

Simplicidade e integração

Disponível em três cores, o joystick traz um design simétrico que é bem similar ao controle do PS4, mas com o esquema de botões é parecido com o do Xbox, seguindo o "A,B,X,Y" dos consoles da Microsoft. O produto também vem com um microfone embutido e entrada para fones de ouvido.

Além de contar com um botão Home com o logo do serviço da Google, o produto também traz mais dois comandos diferentes e voltados especificamente para a Stadia. Trazendo a marca da Google Assistant, um dos botões permite fazer pesquisas por voz durante o gameplay. Caso o jogador fique preso em algum momento do jogo, por exemplo, a funcionalidade permite buscar auxílio rapidamente na internet.

O outro botão exclusivo do Stadia Controller é voltado para compartilhamento de conteúdo. Ao pressioná-lo, o usuário pode fazer transmissões instantaneamente para o YouTube ou também capturar imagens de gameplay. O recurso também serve para organizar partidas online no Stadia por meio da funcionalidade chamada Crowd Play.

A gigante da internet ainda não revelou mais detalhes técnicos, como autonomia de bateria, ou exibiu imagens do Stadia Controller em pleno funcionamento. Logo, ainda teremos que esperar para ver o que o acessório realmente pode oferecer. Outro ponto importante também ainda não foi mencionado pela fabricante: o preço do dispositivo. Como o serviço de games na nuvem será lançado ainda este ano, talvez não tenhamos que esperar tanto para termos mais novidades sobre o mais novo hardware da Google.

Via: Venture Beat
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?