Pesquisa da Intel traça perfil dos gamers brasileiros

A Intel divulgou uma nova pesquisa onde aponta o perfil dos jogadores brasileiros de videogame, incluindo seus principais motivos para jogar games, os dispositivos usados e os acessórios especializados mais populares aqui no país.

De acordo com os dados coletados, 82% dos jogadores utilizam smartphones para jogar, enquanto 69% está em PCs desktop e 44% em consoles. Em relação aos motivos para jogar, 69% citaram que recorrem aos games para relaxar. 55% usam jogos para se divertir com os amigos e 51% buscam conhecer novas pessoas.

A pesquisa ainda tratou dos fatores que os jogadores levam em consideração quando escolhem por comprar um computador específico para games. O principal deles é o custo/benefício (relação entre preço e performance), citado por 23% dos entrevistados. O ciclo de vida do dispositivo (14%), o custo do hardware (12%) e a possibilidade de upgrade (12%) também foram citados como motivos na escolha por jogar no desktop.

Em relação aos acessórios, 85% dos gamers brasileiros os utilizam para melhorar a experiência. 47% têm teclado gamer, 43% usam mouse gamer e 41% possuem joystick.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos, que entrevistou 500 homens e mulheres entre 16 anos e 64 anos, todos que utilizam PCs para jogar ao menos 8 horas por semana.

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.