Pacotes do Windows Insider revelam que a Microsoft quer integrar jogos do Xbox no PC

As últimas prévias de pacote lançadas pela Microsoft para os usuários Windows Insider revelaram que a empresa pode estar mais próxima de lançar suporte para jogos Xbox no PC. Isso porque há instruções sobre como instalar uma edição especial do jogo State of Decay, e relatar qualquer tipo de problema que ocorrer durante o processo, desde a instalação até a execução do jogo. 

A comunidade investigou mais sobre qual a razão dessa edição do jogo ter sido liberada, e foi descoberto que em computadores internos a Microsoft está rodando um aplicativo auxiliar chamado Microsoft Gaming Services. Está sendo incluso algumas partes que são próprias do Xbox dentro do Windows 10.

Microsoft Game Studios agora se chama Xbox Game Studios e promete diversos exclusivos

O pacote do jogo em si usa um formato chamado .xvc, mesmo usado para jogos do Xbox One, e também há comandos do PowerShell para trabalhar com esses arquivos .xvc e instalar jogos .xvc. O app Microsoft Gaming Services tem algumas partes iguais da infraestrutura do Xbox, e inclui os drivers: "Microsoft Gaming Filesystem Driver" e "Microsoft Gaming Install Filter Driver". Além dos drivers há também outras bibliotecas que fornecem APIs do Xbox.

Os usuários do Windows Insider relataram que o jogo roda normalmente, mas na hora da instalação há alguns problemas. A Microsoft não fornece instruções para explicar os passos do processo e nenhum lugar para pesquisar, o que dificulta o processo. 

Os pacotes liberados também revelaram que há uma plataforma comum do Windows para jogos chamada "GameCore", que é muito semelhante a "OneCore" que é usada para rodar o Surface Hub, Xbox, HoloLens e outros dispositivos IoT. A Microsoft também está pensando soluções para os desenvolvedores que quiserem adequar os seus jogos de Xbox para PC ou ao contrário, para isso está sendo criado um conjunto comum de serviços de sistema e APIs integrados a GameCore.

A integração dos jogos do Xbox com o PC já é um desejo antigo de muitos jogadores e pode ser que seja concretizado em pouco tempo.

Via: TechPowerUp, arstechnica
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Half-Life veio, e é em realidade virtual. Agora embala os óculos de realidade virtual?