Os investidores da GlobalFoundries estão considerando a venda para a Samsung ou SK Hynix

Os investidores da GlobalFoundries estão considerando vender a empresa. Atualmente ela tem 8,4% de domínio do mercado, e há diversas outras fabricantes interessadas em adquirir. Os principais possíveis compradores são a Samsung e a SK Hynix. Atualmente o principal acionista da GlobalFoundries é a Mubadala Technology de Abu Dhabi, que detem 90% das ações.

A GlobalFoundries, é a terceira maior em seu ramo, ficando atrás somente da TSMC e da Samsung. Recentemente a empresa perdeu um de seus maiores clientes, a AMDpara a sua concorrente direta: a TSMC, devido ao seu problema em fabricar dispositivos em 7nm. Isso fez com que uma de suas sedes em Singapura fechasse, demitindo cerca de 5% dos seus funcionários. Essa situação está complicando as finanças e as vendas. No gráfico abaixo a linha azul representa as vendas e a linha vermelha as perdas que a empresa teve entre 2012 e 2017.

As empresas que estão interessadas na compra oferecem serviços de manufatura, portanto isso exclui a possibilidade da Intel adquirir a companhia, isso porque as suas fábricas são totalmente dedicadas a seus próprios produtos. As empresas chinesas também não são uma possibilidade, isso porque o órgão que regula transações financeiras estrangeiras nos EUA, o CFIUS, iria bloquear a venda devido a atual política econômica entre EUA e China.

Ambas as principais possíveis compradores são coreanas, isso seria uma importante estratégia comercial  já que daria uma presença completa da Samsung ou da SK Hynix nos EUA.  Caso essas empresas de fato efetuem a compra da GlobalFoundries elas vão ter participação no mercado aumentada para 23%.

Via: TechPowerUp
Assuntos
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Os lançamentos problemáticos de games tem feito você evitar pré-compras?