Intel volta a usar pasta térmica em processadores da nona geração como Core i5-9400F

Por Lucas Alvaro Araujo 04/02/2019 15:15 | atualizado 16/08/2019 19:22 Comentários Reportar erro

Os novos processadores da linha F da Intel estão levantando diversas discussões quanto a sua real justificativa no mercado, tanto em relação a seu desempenho similar aos da geração anterior quanto seu custo benefício que não parece apresentar tantas vantagens assim. Agora uma nova nova informação indica que a Intel deixou a solução de solda sTIM de lado e voltou a produzir alguns modelos de processadores com sua pasta térmica padrão. 

Especificações do Core i5-9400F

A Intel havia confirmado que os modelos i7 e i9 da nona geração usariam solda em sua fabricação depois de uma vazamento que revelou sua nova Solder Thermal Interface Material (sTIM). Entretanto, aparentemente a substituição da pasta térmica pela solda não é o foco da empresa.Um entusiasta conhecido no Twitter como momomo_us revelou imagens que comprovam a utilização do composto térmico no modelo Core i5-9400F da nona geração. 

Além disso, uma atualização recente no firmware da placas-mãe MSI confirmou o suporte para duas variantes do Core i5-9400F: a P0, com uma matriz de oito núcleos com a solda e dois núcleos desativados, e a U0 com uma matriz de seis núcleos, um PCB mais compacto e acompanhado pela pasta térmica, apresentando também o mesmo design de dissipador de calor integrado da oitava geração (IHS). 

A medida pode indicar que a Intel procura cortar gastos em seus processadores da nona geração, talvez visando colocá-los em um valor de mercado competitivo com os concorrentes que entreguem configurações parecidas, já que o Core i5-9400F apresentou um preço maior do que o esperado para os consumidores e não entrega um desempenho superior apesar da remoção dos gráficos integrados. 

Até o momento a Intel não comentou o assunto e não se sabe se a empresa tem planos de disponibilizar no mercado modelos U0 de seus processadores da nona geração, mas levando em conta as críticas sofridas pela chegada da linha F ao mercado, não seria uma surpresa se a empresa encontrasse maneiras de baixar seu custo no mercado. 

O Adrenaline fez testes de gameplay com o Core i5-9400F, que se diferencia pela retirada dos gráficos integrados da iGPU, e os resultados apresentaram uma surpresa bem agradável no desempenho gráfico, mantendo uma performance alta (para suas limitações) e entregaram uma boa média no geral. Confira nossa análise.

Via: Tomshardware, Hdblog.it
  • Redator: Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro Araujo

    Lucas Alvaro virou jornalista pelo amor aos games e o desejo de escrever seus próprios roteiros para jogos com nota máxima no Metacritic. Apesar de ter atuado como designer e desenvolvedor de jogos durante dois anos, a paixão pela redação o trouxe para "os bastidores", onde está adquirindo experiência e aprendizado nos mais diversos segmentos da tecnologia. E é dessa forma que pretende se tornar especialista na área e descobrir o que fazer quando os robôs começarem a dominar o mundo.

Você se importa com a temperatura da série RX 5700?