Quake 2 ganha ray tracing em tempo real em projeto independente Q2VKPT

Por João Gabriel Nogueira 18/01/2019 13:22 | atualizado 18/08/2019 08:49 Comentários Reportar erro

Quake 2 se tornou o primeiro jogo do mundo completamente renderizado com ray tracing em tempo real e iluminação dinâmica. Bom, talvez não o Quake 2 original, mas uma nova versão dele, chamada Q2VKPT e feita em cima da engine original do jogo, a Q2PRO.

O criador do projeto chama-se Christoph Schied e ele afirma que o game roda a 60fps em resolução de 2560 x 1440p numa RTX 2080 Ti, o que na verdade está até abaixo do que seria de se esperar de um jogo tão antigo. Mas, conforme explica Schied:

"O custo computacional das técnicas usadas no protótipo de Q2VKPT depende principalmente do número de computações de distribuição (indireta) de luz e o número de fontes de luz. Quake 2 já foi criado com várias fontes de luz quando foi lançado pela primeira vez, nesse sentido ele ainda é um jogo bem moderno. Também, o número de eventos de distribuição de luz não depende da complexidade da cena."

Q2VKPT usa a API Vulkan e sua renderização, na verdade, é em cima de path tracing, uma forma mais complexa do ray tracing. Tudo isso é explicado por Schied em detalhe na página do projeto, onde ele fala bastante de como chegou ao resultado que podemos ver nos vídeos e imagens deste post. E claro, na página oficial você encontra também o link para download do jogo, mas lembrando que provavelmente ele não vai rodar bem se você não tiver uma RTX.

Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

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